Pedagogia engajada em um sistema de autoria aberto para o ensino de línguas

  • Carolina Fernandes Alves

Resumo

A adoção de uma perspectiva decolonial de educação implica, entre outros aspectos, que os professores reflitam criticamente sobre suas práticas profissionais, o que inclui a elaboração dos recursos didáticos de sua autoria. O objetivo deste trabalho é demonstrar como atividades elaboradas por professores em um sistema de autoria online para o ensino de línguas estão alinhadas ao pensamento decolonial e à perspectiva crítica do ensino de línguas e, por isso, caracterizam-se como uma pedagogia engajada. Neste artigo, descrevo duas atividades com base no marco analítico utilizado por Beviláqua, Vetromille-Castro e Leffa (2021). A principal conclusão é que elas são de exemplos possíveis para professores de línguas desenvolverem uma atitude decolonial (DUBOC, 2012) nos recursos didáticos de sua autoria.

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Publicado
2025-04-14
Como Citar
Fernandes Alves, C. (2025). Pedagogia engajada em um sistema de autoria aberto para o ensino de línguas. Revista Linguagem & Ensino, 25(2). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/28833