¿Qué dicen las paredes?
Leituras de Eduardo Galeano na sala ade aula
Resumo
O presente trabalho traça algumas reflexões acerca das possibilidades didático-pedagógicas da obra de Eduardo Galeano, especificamente os fragmentos, em aulas de espanhol. O estudo avalia, inicialmente, os textos como estratégia para fomento do pensamento crítico e o debate em relação à identidade latino-americana. Para isso, analisa-se como a obra de Galeano se relaciona com a teoria pós-colonial, com base, principalmente, nas pesquisas de Aníbal Quijano e Walter Mignolo. A seguir, pondera-se sobre como o texto literário do escritor uruguaio, por suas características específicas, permite, a par da aprendizagem da língua adicional, a construção de um sujeito leitor e, consequentemente, de um sujeito aberto à discussão da própria identidade latina. Nesse campo, buscou-se suporte teórico nos conceitos de sujeito-leitor (Langlade e Rouxel), de práticas de leitura (Bombini e Lafin) e de metodologias do ensino de língua adicional com base na literatura (Contreras; Castro e López Pratz).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-04-14
Como Citar
Cardoso, R. M. (2025). ¿Qué dicen las paredes? : Leituras de Eduardo Galeano na sala ade aula. Revista Linguagem & Ensino, 25(2). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/28838
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).