¿Qué dicen las paredes?

Leituras de Eduardo Galeano na sala ade aula

  • Rosane Maria Cardoso

Resumo

O presente trabalho traça algumas reflexões acerca das possibilidades didático-pedagógicas da obra de Eduardo Galeano, especificamente os fragmentos, em aulas de espanhol. O estudo avalia, inicialmente, os textos como estratégia para fomento do pensamento crítico e o debate em relação à identidade latino-americana. Para isso, analisa-se como a obra de Galeano se relaciona com a teoria pós-colonial, com base, principalmente, nas pesquisas de Aníbal Quijano e Walter Mignolo. A seguir, pondera-se sobre como o texto literário do escritor uruguaio, por suas características específicas, permite, a par da aprendizagem da língua adicional, a construção de um sujeito leitor e, consequentemente, de um sujeito aberto à discussão da própria identidade latina. Nesse campo, buscou-se suporte teórico nos conceitos de sujeito-leitor (Langlade e Rouxel), de práticas de leitura (Bombini e Lafin) e de metodologias do ensino de língua adicional com base na literatura (Contreras; Castro e López Pratz).

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Publicado
2025-04-14
Como Citar
Cardoso, R. M. (2025). ¿Qué dicen las paredes? : Leituras de Eduardo Galeano na sala ade aula. Revista Linguagem & Ensino, 25(2). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/28838