¿Qué dicen las paredes?
Leituras de Eduardo Galeano na sala ade aula
Resumo
O presente trabalho traça algumas reflexões acerca das possibilidades didático-pedagógicas da obra de Eduardo Galeano, especificamente os fragmentos, em aulas de espanhol. O estudo avalia, inicialmente, os textos como estratégia para fomento do pensamento crítico e o debate em relação à identidade latino-americana. Para isso, analisa-se como a obra de Galeano se relaciona com a teoria pós-colonial, com base, principalmente, nas pesquisas de Aníbal Quijano e Walter Mignolo. A seguir, pondera-se sobre como o texto literário do escritor uruguaio, por suas características específicas, permite, a par da aprendizagem da língua adicional, a construção de um sujeito leitor e, consequentemente, de um sujeito aberto à discussão da própria identidade latina. Nesse campo, buscou-se suporte teórico nos conceitos de sujeito-leitor (Langlade e Rouxel), de práticas de leitura (Bombini e Lafin) e de metodologias do ensino de língua adicional com base na literatura (Contreras; Castro e López Pratz).