A estratégia de escrita da língua portuguesa por surdos acadêmicos

um estudo comparado entre as identidades linguísticas

  • Rogers Rocha Universidade Federal de Pelotas
  • Isabella Mozzillo Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Surdos, Estratégia de Escrita, Língua Portuguesa Escrita para Surdos

Resumo

A pesquisa apresenta resultados de um estágio pós-doutoral realizado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que investigou experiências docentes e produções escritas de alunos surdos na disciplina Produção da Leitura e da Escrita da Língua Portuguesa como L1 e L2, do curso de Letras Libras/Literatura Surda. O objetivo foi analisar as produções acadêmicas dos estudantes considerando sua identidade linguística. A metodologia adotada foi a pesquisação, com base teórico-metodológica em Faerch e Kasper (1983), para identificar estratégias de compensação, como transferências interlinguísticas e intralinguísticas. Os resultados indicaram que essas estratégias são mais recorrentes entre surdos sinalizantes, evidenciando que a influência da Libras aumenta na escrita do português conforme o distanciamento do uso da língua portuguesa em interações cotidianas. Quanto menor o contato com o português como língua de interação, maior é a interferência da Libras na escrita em L2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogers Rocha, Universidade Federal de Pelotas

Professor de Língua Portuguesa como L2 para Surdos no curso de Letras Libras/ Literatura Surda da Universidade Federal de Pelotas- UFPEL, Pelotas-RS.

Isabella Mozzillo, Universidade Federal de Pelotas

Professora Titular da Universidade Federal Federal de Pelotas - UFPEL.

Referências

AHLGREN, I. Swedish conditions: sign language in deaf education. In: PRILLWITZ, S.; VOLLHABER, T. (Eds.). Sign Language Research and Applications. Hamburg: Signum Press, 1990. p. 91-96.

BOAVENTURA, E. M. Metodologia da Pesquisa: monografia, dissertação e tese. São Paulo: Atlas, 2004.

ELLIS, R. The study of second language acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1994.

FAERCH, C.; KASPER, G. (Orgs.). Strategies in interlanguage communication. London: Longman, 1983.

GESSER, A. Metodologia de ensino de libras como L2. 2010. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura e Bacharelado em Letras-Libras) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOLDFELD, M. A criança surda. São Paulo: Pexus, 1997.

MOORE, D. Uma Didática da Alternância para Aprender Melhor? In: PRADO, C.; CUNHA, J. C. (Orgs.). Língua Materna e Língua Estrangeira na Escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 88-89.

MOREIRA, L. Surdez pré-lingual. Portal Otorrino, [S. l.], 2021. Disponível em: https://portalotorrino.com.br/surdez-pre-lingual/. Acesso em: 20 out. 2025.

MOURA, M. C.; LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. R. História e Educação: o surdo, a oralidade e o uso de sinais. [S. l.: s. n.], 1997.

OLIVEIRA, P.; FERNANDA, C.; ALMEIDA, R. Rev. Bras. Otorrinolaringol, v. 68, n. 3, p. 417-423, 2002. Acesso em: 25 jun de 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-72992002000300019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rboto/a/3RpTkQJtysX7RYwhbHTfYLn/. Acesso em: 20 out. 2025

QUADROS, R. M. O “Bi” em bilinguismo na educação de surdos. In: FERNANDES, E. (Org.). Surdez e Bilinuismo. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008. p. 26-36.

ROCHA, R. Estratégia de Escrita por Alunos Surdos no Contexto de Ensino – Aprendizagem de Espanhol como L3. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

ROCHA, R. O Intérprete Educacional no Ensino Fundamental em Disciplinas de Língua Estrangeira no Colégio de Aplicação da UFSC: Cenários e Perspectivas. 2022. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.

SOUSA, A. N. de. Surdos Brasileiros Escrevendo em Inglês: Uma Experiência com Ensino Comunicativo de Línguas. 2008. 237 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2008.

SOUSA, A. N.; QUADROS, R. M. de. Uma análise do fenômeno “alternância de línguas” na fala de bilíngues intermodais (Libras e Português). ReVEL, v. 10, n. 19, p. 327-346, 2012.

TARDIF, M.. Saberes Docentes e Formação Profissional. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado
2025-10-23
Como Citar
Rocha, R., & Mozzillo, I. (2025). A estratégia de escrita da língua portuguesa por surdos acadêmicos: um estudo comparado entre as identidades linguísticas. Revista Linguagem & Ensino, 28(1), 50-63. https://doi.org/10.15210/rle.v28i1.30152
Seção
Artigos