Esquemas nos textos didáticos de História do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental

LUZ ANGELICA SEPÚLVEDA CASTILLO

Resumo


A esquematização gráfica do conteúdo textual é uma potente ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da compreensão leitora, pois ajuda os alunos a refletirem sobre as relações entre as diferentes unidades informativas que são apresentadas no texto. A pesquisa teve o objetivo de identificar os exemplos e modelos de representações gráficas esquemáticas presentes em livros didáticos, pois podem constituir uma fonte importante dos conteúdos e atividades que são desenvolvidos em sala de aula em torno da leitura de textos académicos. Se analisou uma amostra de 10 livros didáticos da disciplina de História correspondentes ao 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de cinco editoras diferentes. As análises incluíram a descrição do tipo e a quantidade de representações esquemáticas. Os resultados mostram que é escasso o recurso às representações esquemáticas. Se discutem implicações educativas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i60.11129