Esquemas nos textos didáticos de História do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental

  • LUZ ANGELICA SEPÚLVEDA CASTILLO Laboratório de Educação (ong). São Paulo, Brasil

Resumo

A esquematização gráfica do conteúdo textual é uma potente ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da compreensão leitora, pois ajuda os alunos a refletirem sobre as relações entre as diferentes unidades informativas que são apresentadas no texto. A pesquisa teve o objetivo de identificar os exemplos e modelos de representações gráficas esquemáticas presentes em livros didáticos, pois podem constituir uma fonte importante dos conteúdos e atividades que são desenvolvidos em sala de aula em torno da leitura de textos académicos. Se analisou uma amostra de 10 livros didáticos da disciplina de História correspondentes ao 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de cinco editoras diferentes. As análises incluíram a descrição do tipo e a quantidade de representações esquemáticas. Os resultados mostram que é escasso o recurso às representações esquemáticas. Se discutem implicações educativas.

Biografia do Autor

LUZ ANGELICA SEPÚLVEDA CASTILLO, Laboratório de Educação (ong). São Paulo, Brasil
Doutora em Psicologia da educação pela Universidade de Barcelona. Coordena projetos de inovação e pesquisa educativa na organização no guvernamental Laboratório de Educação.
Publicado
2018-11-21
Como Citar
SEPÚLVEDA CASTILLO, L. A. (2018). Esquemas nos textos didáticos de História do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental. Cadernos De Educação, (60). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i60.11129
Seção
Artigos