A Abordagem das atividades de leitura em língua espanhola nos semestres iniciais

  • Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Ana Célia Clementino Moura Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Valdecy de Oliveira Pontes Universidade Federal do Ceará - UFC
Palavras-chave: Leitura, Livro didático, Espanhol como Língua Estrangeira.

Resumo

A leitura é um dos aspectos do ensino da língua espanhola que vem sendo privilegiada em sala de aula nos últimos anos. É, portanto, inquestionável o valor que alberga a leitura para que os indivíduos possam se desenvolver nas suas práticas sociais e na interação em língua estrangeira, sobretudo, com o crescente estudo sobre o letramento. O presente artigo tem como objetivo analisar considerando o arcabouço teórico de GRIGOLLETO (1999), do MCER (2002) e de SÁNCHEZ MIGUEL; GARCÍA PÉREZ; ROSALES PARDO (2012) como as atividades de leitura costumam ser trabalhadas nos semestres iniciais, tendo em vista que o espanhol e o português são línguas emparentadas. Analisou-se o livro Nuevo Avance, utilizado na extensão de nossa universidade. Verificou-se que a maioria das atividades neste nível explora somente a compreensão superficial, negligenciando atividades de leitura que contemplem os níveis profundo e crítico. 

Biografia do Autor

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza, Universidade Federal do Ceará - UFC
Professor Doutor do Departamento de Letras Estrangeiras
Ana Célia Clementino Moura, Universidade Federal do Ceará - UFC
Professora doutora do DLV - UFC
Valdecy de Oliveira Pontes, Universidade Federal do Ceará - UFC
Professor Doutora do DLE - UFC
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza, L., Célia Clementino Moura, A., & de Oliveira Pontes, V. (2019). A Abordagem das atividades de leitura em língua espanhola nos semestres iniciais. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 99-128. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15148