Pires de Oliveira, Roberta; Quarezemin, Sandra. "Gramáticas na escola". Petropólis: Vozes, 2016, p. 184p.

  • Aquiles Tescari Neto Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Priscila Marques Toneli Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Palavras-chave: Ensino de gramática, linguística formal, gramática na escola, método científico, gramática gerativa, ensino de língua portuguesa, formação de professores

Resumo

O livro de Roberta Pires de Oliveira e Sandra Quarezemin aposta na metodologia de investigação da Linguística Formal, sobretudo no método negativo chomskyano – que consiste no julgamento de gramaticalidade de sentenças (cap. 3) –, para sugerir uma metodologia de trabalho em sala de aula, cujo objetivo primeiro é despertar a curiosidade do aluno pela investigação científica, tomando, como objeto de estudos, a gramática – aqui entendida no sentido de Chomsky (1986), i.e., como “conhecimento internalizado” (p. 43) – de sua língua materna e a de outras línguas à disposição no espaço escolar. A obra questiona (i) o silenciamento dos documentos oficiais em relação à contribuição que teorias formais teriam ao ensino de língua como também (ii) problematiza os resultados, infelizmente ainda negativos, das avaliações a que se submetem os alunos da educação básica, como o teste de Pisa, apesar de terem se passado, conforme apontam as autoras, vinte anos desde a publicação dos PCNs (p. 25).

Biografia do Autor

Aquiles Tescari Neto, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Professor do 'Departamento de Linguística', do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Doutor em "Scienze del Linguaggio" (Ciências da Linguagem) pela Università Ca' Foscari di Venezia, Itália. Obteve o título de Mestre em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciou-se em Letras (português e italiano) pela UNESP/São José do Rio Preto. Suas áreas de interesse são: Sintaxe Gerativa das Línguas Naturais, Programa Cartográfico, categorias funcionais da oração, ensino de gramática, estrutura funcional da sentença, tipologia linguística e português brasileiro.
Priscila Marques Toneli, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Possui graduação em Licenciatura em Letras pela UNESP-RIO PRETO (2004) e mestrado e doutorado em Lingüística pela UNICAMP - Campinas, com estágio no exterior pela Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em pesquisas em Lingüística na área de Fonética e Fonologia, e no ensino básico como professora de Língua portuguesa, literaturas e redação. (Fonte: Currículo Lattes)
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Tescari Neto, A., & Marques Toneli, P. (2019). Pires de Oliveira, Roberta; Quarezemin, Sandra. "Gramáticas na escola". Petropólis: Vozes, 2016, p. 184p. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 449-461. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15153