O Gênero relatório técnico-científico: contribuições para seu ensino

  • Sueli Correia Lemes Valezi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
  • Lília Santos Abreu-Tardelli UNESP
  • Elvira Lopes Nascimento
Palavras-chave: relatório técnico-científico, modelo didático, gênero textual e ensino.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um modelo didático do relatório técnico-científico a fim de auxiliar professores a instrumentalizar suas ações didáticas em cursos técnicos ou superiores. Para isso, parte de uma síntese dos estudos desenvolvidos sobre esse gênero de modo geral, tendo sido encontrados principalmente pesquisas sobre relatório de estágio e relatório técnico-científico. Faz também um levantamento bibliográfico em documentos prescritivos e elenca as características contextuais e linguístico-enunciativas principais do gênero em foco.  A descrição do gênero selecionado baseia-se nas análises feitas por Autor 1 (2014) para construir as características das condições de produção, da infraestrutura textual, dos mecanismos de textualização e enunciativos, conforme o quadro de análise textual proposto por Bronckart (1999). Essa caracterização do gênero ofereceu subsídios para a construção do modelo didático desse instrumento semiótico apresentado neste artigo e, consequentemente, pode auxiliar para a elaboração de sequências didáticas (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004) para seu ensino.  

Biografia do Autor

Sueli Correia Lemes Valezi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT
Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMT - Campus Cuiabá; Doutora em Estudos da Linguagem - PPGEL - UEL - Londrina - PR.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Correia Lemes Valezi, S., Santos Abreu-Tardelli, L., & Lopes Nascimento, E. (2019). O Gênero relatório técnico-científico: contribuições para seu ensino. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 241-272. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15156