Desenvolvendo a autonomia do aprendiz de inglês como L2/LE com o auxílio da técnica da sala de aula invertida
um estudo de caso
Palavras-chave:
Sala de aula invertida, Inglês como língua estrangeira, Inglês como segunda língua, Autonomia do aprendiz.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar se e como o trabalho com a sala de aula invertida (SAI), uma técnica de ensino que pressupõe que os alunos estudem previamente o material a ser discutido em sala, utilizando-se, por exemplo, de vídeos passados pelo professor, pode auxiliar os aprendizes de inglês como L2/LE a se tornarem mais autônomos. O estudo em questão é um estudo de caso qualitativo realizado no Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás, e que contou com a participação de quatorze aprendizes e a professora-pesquisadora. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram um questionário, gravação de três aulas completas em vídeo, uma entrevista realizada com os aprendizes ao final da pesquisa e notas de campo da professora-pesquisadora. Os resultados mostraram indícios significativos de autonomia por parte dos aprendizes após o trabalho com a SAI.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Santana Ofugi, M., & Janaina Figueredo, C. (2019). Desenvolvendo a autonomia do aprendiz de inglês como L2/LE com o auxílio da técnica da sala de aula invertida: um estudo de caso. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 55-80. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15235
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).