O processo de elaboração de textos: interpretando o “passar a limpo”

  • Rosa Maria Hessel Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Escrita, produção textual, reescrita, vestibular, Redação

Resumo

Situando-se na vertente da análise dos processos de elaboração textual, o trabalho focaliza textos produzidos por alunos da 3a. série do 2o. grau, em uma situação de testagem de modelo de Concurso Vestibular, confrontando rascunhos e versões finais dos mesmos. Detém-se especificamente na análise das mudanças ocorridas entre a última forma do rascunho e o texto passado a limpo, constatando as várias dimensões envolvidas nas alterações e concluindo pela estreiteza de uma análise que, em primeiro lugar, veja o “passar a limpo” como mera tarefa de “higienização” do texto, e, em segundo lugar, conceba a escrita de textos pelos alunos como inteiramente determinada pelas imagens do professor corretor e da instituição escolar. Acena-se para a urgência da complexificação da análise do processo e para as contribuições que esse tipo de estudo possa trazer para a mesma.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Silveira, R. M. H. (2019). O processo de elaboração de textos: interpretando o “passar a limpo”. Revista Linguagem & Ensino, 1(2), 39-57. https://doi.org/10.15210/rle.v1i2.15482