Texto e leitura hipertextual: novos produtos, velhos processos

  • Ana Elisa Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Palavras-chave: texto, hipertexto, leitura

Resumo

Ao repensar o texto e o hipertexto na perspectiva do letramento digital, este trabalho aponta uma continuidade entre as tecnologias impressa e digital, particularmente no âmbito da leitura e da escrita. Segundo nossa hipótese, validada em pesquisa de caráter qualitativo na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, o leitor habituado ao hipertexto impresso reconfigura suas práticas em direção ao hipertexto digital, não sendo necessário reaprender a lide com o novo suporte, senão apenas reorientar certos gestos de leitura. É de suma importância, para se obter este resultado, que o texto em meio digital sofra as modificações sugeridas e testadas pela Usabilidade.

Biografia do Autor

Ana Elisa Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
É mestre em Estudos Lingüísticos pela UFMG, onde defendeu dissertação na linha Inter-relação entre linguagem, cognição e cultura. Atualmente, é doutoranda na linha Gêneros e tipos textuais, também na UFMG, onde desenvolve a tese “Trajetos do leitor no papel e na tela”. Atua como professora da UNA e do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas, além de manter intensa atividade artística na cidade de Belo Horizonte. Publicou, entre outras coisas, o livro Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas (Autêntica, 2005, com Carla Viana Coscarelli) e capítulo no livro Interação na Internet (Lucerna, 2005).
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Elisa Ribeiro, A. (2019). Texto e leitura hipertextual: novos produtos, velhos processos. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 15-32. https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15637