A Produção de aspectos fonético-fonológicos da segunda língua: instrução explícita e conexionismo

  • Márcia Cristina Zimmer Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
  • Ubiratã Kickhöfel Alves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
Palavras-chave: cognição e aquisição de L2, produção oral em L2, aquisição fonético-fonológica em L2, conexionismo

Resumo

A partir de uma concepção de cognição conexionista, este trabalho focaliza o papel da instrução explícita no sentido de minimizar as formas desviantes das tidas como alvo durante a produção fonético-fonológica em L2. Tais formas são decorrentes do entrincheiramento da experiência do falante com os inputs da L1 e da L2, experiência essa que origina generalizações do conhecimento da L1 para a L2, tanto no que diz respeito ao conhecimento fonético-fonológico de uma língua para outra, como no que concerne à transferência grafo-fônico-fonológica da língua materna para a língua estrangeira. Esses dois tipos de transferência serão discutidos a partir de dados empíricos encontrados por Alves (2004) e Zimmer (2004).

Biografia do Autor

Márcia Cristina Zimmer, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
É Professora Adjunta da UCPel, onde leciona as disciplinas de Linguagem e Cognição, Tópicos Especiais em Aquisição de Segunda Língua, e Psicolingüística no Programa de Pós-Graduação. Na UNISC, ministrou o curso de Teorias Cognitivas do Texto no Mestrado em Leitura e Cognição. Possui Mestrado e Doutorado em Lingüística Aplicada pela PUCRS (1999 e 2004, respectivamente), tendo feito estágio Bolsa Doutorado-Sanduíche com financiamento binacional da CAPES/FULBRIGHT no Departamento de Psicologia Cognitiva da CMU (Carnegie Mellon University) de agosto de 2002 a julho de 2003, período durante o qual fez parte do PDP group. Suas áreas de pesquisa são: Transferência do conhecimento fonético-fonológico do PB (L1) para o inglês (L2), e Cognição, linguagem e conexionismo.
Ubiratã Kickhöfel Alves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
É licenciado em Letras – Português/Inglês pela Universidade Federal de Pelotas. Fez seu Mestrado em Língüística Aplicada na Universidade Católica de Pelotas e é doutorando em Letras – Lingüística Aplicada – pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sob orientação da Profa. Dr. Leda Bisol.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Cristina Zimmer, M., & Kickhöfel Alves, U. (2019). A Produção de aspectos fonético-fonológicos da segunda língua: instrução explícita e conexionismo. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 101-143. https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15641