Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Lingüística Aplicada: um panorama histórico dos estudos realizados no contexto brasileiro

  • Kleber Aparecido da Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Palavras-chave: crenças sobre ensino/aprendizagem de línguas, ensino de línguas, aprendizado de línguas, Lingüística Aplicada

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o conceito crenças no ensino e aprendizagem de línguas dentro da Lingüística Aplicada. Para isso, dentro de um histórico, teço considerações sobre como esse conceito tem sido pesquisado no exterior e especialmente no contexto brasileiro. Concluo com as implicações desse conceito no ensino e aprendizagem de línguas e na formação de professores e com sugestões para futuras pesquisas a respeito das crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas na Lingüística Aplicada.

Biografia do Autor

Kleber Aparecido da Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
É licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutorando em Estudos Lingüísticos (Lingüística Aplicada – Língua Estrangeira) na Universidade Estadual Paulista (UNESP-São José do Rio Preto), sob a orientação da Professora Dra. Maria Helena Vieira-Abrahão. Atualmente ministra aulas particulares de inglês e cursos de extensão no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem publicado artigos em diversos periódicos e em livros de estudiosos da Lingüística Aplicada (Barcelos e Vieira-Abrahão, 2006). Os seus focos de interesse em pesquisa são crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas e formação de professores de línguas para o TELETANDEM. É secretário da APLIESP (Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo) e membro da ALAB (Associação de Lingüística Aplicada do Brasil).
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Silva, K. A. da. (2019). Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Lingüística Aplicada: um panorama histórico dos estudos realizados no contexto brasileiro. Revista Linguagem & Ensino, 10(1), 235-271. https://doi.org/10.15210/rle.v10i1.15657