O Texto dramático e a cena teatral: elementos de análise a partir de Patrice Pavis

Palavras-chave: Dramaturgia, Texto dramático, Patrice Pavis.

Resumo

O artigo recupera aspectos relevantes na análise de textos dramáticos e da encenação teatral, tendo em vista a proposta de Patrice Pavis em importante estudo publicado no Brasil: A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, teatro-dança, cinema (2011). No início, tratamos das duas visões do espetáculo apontadas por Pavis (2011), a saber, a visão “textocentrista” e a visão “cenocentrista”, a primeira calcada no texto dramático, a segunda na encenação teatral. Na sequência, exploramos um denominador teórico que Pavis (2011) sugere tanto para a análise do texto dramático, quanto para a encenação teatral: o levantamento da ação e dos actantes, das estruturas do espaço, do tempo, do ritmo e da articulação e o estabelecimento da fábula. Para isso, partimos da referida publicação em direção a publicações anteriores (PAVIS, 2007, 2008), que nos permitem ampliar os conceitos para melhor desenvolvê-los, em interface com estudos já existentes sobre as temáticas. O trabalho aponta para a efetiva correlação entre os elementos sugeridos por Pavis (2011), que se tornam importantes no estabelecimento de critérios para o estudo e a leitura do texto dramático.

Referências

AGUIAR, Ramon Santana de. Espaço e memória: a construção de um espaço mnemônico na história do espetáculo. In: LIMA, Evelyn Furquim Werneck (Org.). Espaço e teatro: do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008. p. 213-238.

LOPES, Clarisse Mendes. O ensino da voz na formação do ator. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: Centro de Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2009.

PAVIS. Patrice. Dicionário de teatro. Tradução de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

PAVIS. Patrice. Do texto para o palco: um parto difícil. In: PAVIS. Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. Tradução de Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PAVIS. Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, teatro-dança, cinema. Tradução de Sérgio Sávia Coelho. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

RAMOS, Luiz Fernando. O parto de Godot e outras encenações imaginárias: a rubrica como poética de cena. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 1999.

SILVA, Daniel Furtado Simões. O ator e o personagem: variações e limites no teatro contemporâneo. 235 f. Tese. (Doutorado em Artes Cênicas). Universidade Federal de Minas Gerais: Escola de Belas Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013.

Publicado
2019-05-06
Como Citar
Tadeu Grazioli, F. (2019). O Texto dramático e a cena teatral: elementos de análise a partir de Patrice Pavis. Revista Linguagem & Ensino, 22(1), 337-352. https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16163