Gamificação na aprendizagem de inglês: uma análise sobre Recursos Educacionais Abertos, Motivação e o Feedback

  • Gabriela Bohlmann Duarte Professora Adjunta I da Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé
Palavras-chave: Gamificação, Motivação, Feedback, Recursos Educacionais Abertos (REA), Aprendizagem de inglês

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma análise sobre a gamificação a partir das definições de motivação, feedback e Recursos Educacionais Abertos (REA), a fim de problematizar o uso da gamificação em situações de ensino e aprendizagem de línguas. Apresenta-se uma discussão teórica junto com dados obtidos na realização de atividades gamificadas e não-gamificadas para a aprendizagem de inglês por dois grupos de alunos  através da ferramenta Ensino de Línguas Online (ELO). Com base nos dados apresentados, torna-se possível constatar que embora a gamificação, enquanto característica de REA, pode ter um papel importante na motivação de alguns alunos, não é possível generalizar essa afirmação e é necessário considerar as formas como as informações de feedback são apresentadas nas atividades.

Biografia do Autor

Gabriela Bohlmann Duarte, Professora Adjunta I da Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé
Graduada em Letras- Licenciatura em Português/Inglês e respectivas Literaturas, Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na área de Linguística Aplicada. É Professora Adjunta I da Universidade Federal do Pampa - Bagé (UNIPAMPA), atuando no curso de Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e respectivas literaturas, na área de Ensino de Língua Inglesa, e no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas. Tem interesses de pesquisa na área de ensino e aprendizagem de línguas e tecnologias.

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Publicado
2019-12-23
Como Citar
Bohlmann Duarte, G. (2019). Gamificação na aprendizagem de inglês: uma análise sobre Recursos Educacionais Abertos, Motivação e o Feedback. Revista Linguagem & Ensino, 22(4), 1040-1062. https://doi.org/10.15210/rle.v22i4.16434
Seção
Artigos