História das ideias linguísticas e sua institucionalização

Um primeiro percurso em um programa coletivo de pesquisa

Palavras-chave: História das Ideias Linguísticas no Brasil, Análise do Discurso, Institucionalização, Disciplinarização, Programa de Pesquisa.

Resumo

Com este artigo damos a saber de um primeiro percurso em um programa coletivo de pesquisa sobre a institucionalização da História das Ideias Linguísticas no Brasil, em seus diferentes eixos de produção e de circulação. Trazemos aqui três gestos analíticos iniciais que vão ilustrar a complexidade e o vigor deste campo do conhecimento: o que diz respeito à construção de uma rede de pesquisadores em contínua formação; o que se refere à historicidade e ao processo de transmissão – em que perscrutamos sua inscrição inicial como projeto e seu percurso em encontro representativo no campo das ciências brasileiras, o ENANPOLL, e em que observamos o quadro atual de bolsas produtividade vigentes –; e, por fim, o que se refere à representatividade institucional e acadêmico-científica em contexto nacional – em que apresentamos um mapeamento inicial de disciplinas de História das Ideias Linguísticas na graduação e na pós-graduação de universidades estaduais e federais brasileiras.

Biografia do Autor

Amanda Scherer, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Professora Titular de Linguística do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora do Laboratório Corpus (UFSM) e professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Possui doutorado em Linguística, Semiótica e Comunicação pela Université de Franche-Comté e pós-doutorado pela Université de Rennes 2, França. Tem experiência na área de Linguística com ênfase em Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas trabalhando com o tema: sujeito, língua e memória. Atualmente,é Coordenadora Geral do Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM - Silveira Martins. (ORCID: 0000-0002-7183-805X).
Claudia Regina Castellanos Pfeiffer, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Claudia Regina Castellanos Pfeiffer é pesquisadora (PqB) do Laboratório de Estudos Urbanos do Nudecri da UNICAMP. Especializada em Análise de Discurso, atua, principalmente, nas seguintes linhas: saber urbano e linguagem, políticas públicas, história das ideias linguísticas, divulgação científica. É docente credenciada, como professor pleno na área da História das Ideias Linguísticas do Programa de PósGraduação em Linguística no IEL/Unicamp. Coordena, desde 2004, junto com Carlos Corrêa da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Políticas em Saúde, credenciado no Diretório do CNPq. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0331-9626 Email: claupfe@gmail.com
Vanise Gomes de Medeiros, Universidade Federal Fluminense - UFF
Professora associada da UFF, com pós-doutorado pela Sorbonne Nouvelle Paris III. Bolsista 2 do CNPq e Cientista do Nosso Estado (2018-2021). Coordenadora do Grupo Arquivos de Língua (GAL) em parceria com Phellipe Marcel e uma das coordenadoras do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS) da UFF, com parcerias com os laboratórios Corpus (UFSM) e EL@ DIS (USP-Ribeirão Preto). Atua nas áreas da Análise de Discurso e da História das Ideias Linguísticas. E-mail: vanisegm@yahoo.com.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6998-9377.
Thaís de Araújo de Costa, Universidade Federal Fluminense - UFF
Pós-doutoranda em História das Ideias Linguísticas no POSLING/UFF, sob a supervisão da Profa. Dra. Vanise Medeiros. Membro do Grupo Arquivos de Língua (GAL-UFF) e do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS-UFF). Pesquisadora colaboradora no PPGL-IEL/Unicamp, sob a supervisão da Profa. Dra. Claudia Pfeiffer. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8599-3528. E-mail: araujo_thais@yahoo.com.br.

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Publicado
2021-10-01
Como Citar
Scherer, A., Regina Castellanos Pfeiffer, C., Gomes de Medeiros, V., & de Araújo de Costa, T. (2021). História das ideias linguísticas e sua institucionalização: Um primeiro percurso em um programa coletivo de pesquisa. Revista Linguagem & Ensino, 24(3), 646-659. https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.19984