O Processo de aprendizagem de língua estrangeira e seus efeitos na constituição subjetiva

Palavras-chave: Constituição subjetiva, Processo de aprendizagem, Línguas.

Resumo

Considerando o processo de aprendizagem de línguas pautado em uma posição teórica que assume o sujeito como parte das práticas de linguagem, um sujeito cuja identificação com uma língua nunca é plena, este trabalho busca observar, através dos pressupostos da Análise do Discurso, a constituição/reconfiguração identitária do sujeito no entremeio das línguas materna e estrangeira. Assim, entende-se que a relação do sujeito com estas línguas ancora-se num ponto em que a língua materna é estruturante do sujeito, fazendo com que este realize movimentos de afastamentos e de aproximações com relação às redes de significação já instauradas, quando do processo de aprendizado de uma língua outra. Portanto, o encontro com uma língua estrangeira coloca o sujeito em um movimento de reconfiguração da identidade, transformando os modos de dizer instaurados pela língua primeira.

Biografia do Autor

Giovanii Forgiarin Aiub, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
É Doutor em Letras (2018) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Letras (2010) pela UFRGS, tendo sido bolsista CAPES durante este período, e possui Licenciatura em Letras - Português/Inglês (2007) também pela UFRGS. Tem experiência docente na Educação Básica e no Ensino Superior, lecionando disciplinas relacionadas à Língua Portuguesa, à Língua Inglesa, à Linguística e às Teorias do Texto e do Discurso. Sua área de pesquisa está voltada para os processos de identificação do sujeito no entremeio das línguas materna e estrangeira, sob o viés da teoria da Análise do Discurso. É membro do Grupo de Estudos Pecheuxtianos (GEP) e do Coletivo de Estudos em Linguagens e Artes (CELinA). Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz, onde foi Diretor-Geral por dois mandatos (2013-2020).

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Publicado
2021-10-01
Como Citar
Forgiarin Aiub, G. (2021). O Processo de aprendizagem de língua estrangeira e seus efeitos na constituição subjetiva. Revista Linguagem & Ensino, 24(3), 554-565. https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.20051