Dados de escrita de crianças de escolas portuguesas

Vogais não acentuadas

Palavras-chave: Escrita infantil, Vogais, Redução vocálica, Formas ortográficas não convencionais, Corpus EFFE-On.

Resumo

Este artigo analisa dados longitudinais de escrita de vogais não acentuadas do português europeu, produzidos por crianças no 2º e 4º anos do Ensino Básico. Os dados foram extraídos do corpus EFFE-On, uma base de dados eletrónica de escrita e fala de crianças portuguesas nos anos iniciais de escolaridade. Os resultados mostram frequências distintas de formas ortográficas não convencionais para as vogais nas diversas posições da palavra, relacionadas com os processos de neutralização e de semivocalização. O desempenho observado na amostra é justificável, tendo em consideração o sistema fonológico e as suas manifestações fonéticas, em interligação com a grafia da língua e, ainda, com a prática docente.

Referências

ANDRADE, A. Vocalismo. In: RAPOSO; NASCIMENTO; MOTA; SEGURA; MENDES; ANDRADE (Org.). Gramática do Português. v. III, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2020. p. 3241-3332.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e Linguística. Rio de Janeiro: Scipione, 1989.

CASTRO, I. Introdução à História do Português. Lisboa: Edições Colibri, 2006.

COSTA, T. Quando o “tigere” pede “desclopa”: representações escritas de formatos silábicos complexos no 1.º ciclo de escolaridade. Comunicação apresentada no I Phonoshuttle Opo-Lis – Ponte aérea de fonologia, 13 de novembro de 2020.

COSTA, T.; RODRIGUES, C.; FREITAS, M. J. (no prelo). Consoantes (não) soantes em final de palavra: dados da escrita de crianças portuguesas.

GOMES, J.; RODRIGUES, C. (no prelo). O grafema e o dígrafo : um estudo longitudinal do desempenho ortográfico de crianças de três dialetos portugueses.

LOURENÇO-GOMES, M. do C.; RODRIGUES, C.; ALVES, I. EFFE-Escreves como falas - falas como escreves? Revue Romane, v. 51, n. 1, p. 36-69, 2016. https://doi.org/10.1075/rro.51.1.02gom

MARQUILHAS, R. Mudança analógica e elevação das vogais pretónicas. In: CASTRO, I. E DUARTE, I. (Org.). Razões e Emoção. Lisboa: INCM, vol. II, 2003. p. 7-18.

MARQUILHAS, R. A Faculdade das Letras. Leitura e Escrita em Portugal no séc. XVII. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2000.

MARTINS, A. M. Introdução: O português numa perspetiva diacrónica e comparativa. In: MARTINS, A. M.; CARRILHO, E. (Eds.). Manual de Linguística Portuguesa. Berlin/Boston: De Gruyter, 2016. p. 1-39. https://doi.org/10.1515/9783110368840-003

MASCARENHAS, l. Estudo da variação dialectal entre Lisboa e Porto das vogais átonas [-rec] e [+arred] em contexto inicial. 1996. 128 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Portuguesa) – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, 1996.

MATEUS, M. H. M. Aspectos da Fonologia Portuguesa. Lisboa: INIC, Textos de Linguística 6, 1982.

MATEUS, M. H. M. Redundâncias lexicais e subespecificação: o sistema do Português. In: XII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGUÍSTICA, v. I, 1996, Braga-Guimarães. Actas do ENAPL XII, Lisboa: Colibri, 1997. p. 203-214.

MATEUS, M. H. M. Ainda a subespecificação na Fonologia do Português. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGUÍSTICA, v. II, 1997, Lisboa. Actas do XIII ENAPL. Lisboa: Colibri, 1997. p. 63-73.

MATEUS, M. H. M.; ANDRADE, E. D’. The Phonology of Portuguese. Oxford: Oxford University Press, 2000.

MATZENAUER, C. L. B.; MIRANDA, A. R. M. Variação na aquisição da fonologia. In: BISOL, L.; COLLISCHONN, G. (Org.). Fonologia: teorias e perspectivas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. p. 117-132.

MIRANDA, A. R. M. As vogais pretônicas do português e os dados de aquisição da escrita. In: FERREIRA-GONCALVES, G.; BRUM-DE-PAULA, M. R.; KESKE-SOARES, M. (Orgs.). Estudos em aquisição fonológica. 1. ed., v. 3. Pelotas: Editora da UFPel, 2011. p. 297-314.

MIRANDA, A. R. M. Insights sobre a representação das vogais pretônicas no Português do Brasil: dados de desenvolvimento fonológico e de escrita inicial. Organon Revista do Instituto de Letras da UFRGS, Porto Alegre, v. 28, n. 54, p. 83-100, 2013. https://doi.org/10.22456/2238-8915.38340

MIRANDA, A. R. M.; PACHALSKI, L. Dados de aquisição da linguagem e sistema pretônico das vogais do Português: fonologia e ensino. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, v. 24, n. 3, p. 368-390, 2020.

MONTEIRO, C. R. Sistema vocálico do português brasileiro: ortografia e fonologia na escrita infantil. 2014. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. Conhecimento fonológico na aquisição da escrita: um estudo sobre os erros (orto)gráficos em textos de crianças do ciclo de alfabetização. ReVEL, v. 17, n. 33, p. 137-160, 2019.

PAMPIM, M.; REIS, D.; MENDONÇA, C.; FERNANDES, I. A sílaba na relação com a escrita: ataques ramificados na escrita de crianças dos segundo e quarto anos – um estudo a partir do EFFE-On. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, n. 5, p. 287-304, 2019. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a20

PINTO, M. da G. C. A ortografia e a escrita em crianças portuguesas nos primeiros anos de escolaridade – Até que ponto dependem estas habilidades de um bom domínio do oral e de métodos adequados de leitura? Revista da Faculdade de Letras Línguas e Literaturas, Porto, v. XIV, p. 7-58, 1997.

PINTO, M. da G. C. Saber Viver a Linguagem. Um Desafio aos Problemas de Literacia. Porto: Porto Editora, 1998.

PINTO, M. da G. C. Nos bastidores da iniciação à entrada no mundo da escrita. Do CALE a intervenções e pressupostos de ordem cognitiva e neurológica. Porto: Faculdade de Letras, Universidade do Porto, 2017.

RODRIGUES, C. Lisboa e Braga: Fonologia e Variação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2003.

RODRIGUES, C. Variação sociolinguística. In: MARTINS, A. M.; CARRILHO, E. (Eds.). Manual de Linguística Portuguesa, Berlin/Boston: De Gruyter, 2016. p. 98-115. https://doi.org/10.1515/9783110368840-006

RODRIGUES, C.; LOURENÇO-GOMES, M. C. Estudo longitudinal da proficiência ortográfica no 2º e 4º anos de escolaridade - estruturas /e/, /eI/ e /oU/. Revista Diacrítica (Série Ciências Da Linguagem), v. 30, n. 1, p. 115-36, 2016.

RODRIGUES, C.; LOURENÇO-GOMES, M. C. Representação ortográfica de núcleos nasais na escrita do 2º e 4º ano do Ensino Básico: dados do português europeu. In: LAZZAROTTO-VOLCÃO, C.; FREITAS, M. J. (Orgs.). Estudos em Fonética e Fonologia: coletânea em homenagem a Carmen Matzenhauer. Curitiba: Editora CRV, 2018. p. 365-394.

RODRIGUES, C.; LOURENÇO-GOMES, M. C.; ALVES, I., JANSSEN, M., LOURENÇO-GOMES, I. (2015): EFFE-On - Escreves como falas - Falas como escreves? (Online corpus of writing and speech of children in the early years of schooling), Lisboa: CLUL. ISLRN: 716-103-425-482-9. Disponível em: http://teitok.clul.ul.pt/effe.

SERRANO, F.; GENARD, N.; SUCENA, A.; DEFIOR, S.; ALEGRIA, J.; MOUSTY, Ph.; LEYBAERT, J.; CASTRO, S. L.; SEYMOUR, Ph. H. K. Variations in reading and spelling acquisition in Portuguese, French and Spanish: A cross-linguistic comparison. Journal of Portuguese Linguistics, v. 10, n. 1, p. 183-204, 2011. https://doi.org/10.5334/jpl.106

VELOSO, J. Da Influência do conhecimento ortográfico sobre o conhecimento fonológico. Estudo Longitudinal de um Grupo de Crianças Falantes Nativas do Português Europeu. 2003. 505 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2003.

VELOSO, J. Central, epenthetic, unmarked vowels and schwas: A brief outline of some essential differences. Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, v. 5, p. 191-213, 2010.

VELOSO, J. O sistema vocálico e a redução e neutralização das vogais átonas. In: MARTINS, A. M.; CARRILHO, E. (Eds.). Manual de Linguística Portuguesa, Berlin/Boston: De Gruyter, 2016. p. 636-662. https://doi.org/10.1515/9783110368840-026

VIGÁRIO, M. The Prosodic Word in European Portuguese. (Interface Explorations Series, 6). Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2003. https://doi.org/10.1515/9783110900927

ZORZI, J. L. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Publicado
2022-03-29
Como Citar
Rodrigues, C., & do Carmo Lourenço-Gomes, M. (2022). Dados de escrita de crianças de escolas portuguesas: Vogais não acentuadas. Revista Linguagem & Ensino, 24(4), 775-798. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21270