Pedagogia Crítica como Práxis Organizacional: Desafiando o Fim da Sociedade Civil em um Tempo de Guerra Permanente
Resumo
O artigo analisa a atual crise da esquerda norte-americana e a perspectiva de luta por parte dos movimentos sociais para defender a esfera pública contra as práticas neo-liberais e imperialistas do capitalismo globalizado, que busca a consolidação de um domínio político unipolar e a conquista de novos mercados. Nesta perspectiva, enfoca a invasão do Iraque como uma estratégia para “liberar” esse país para o investimento corporativo e controle por parte dos americanos, revelando uma simbiose entre capitalismo e imperialismo, disfarçada de democracia. Tal tendência vem tomando corpo nos últimos dois séculos, por meio das invasões de Cuba, Nicarágua, Guatemala, El Salvador, Haiti, Colômbia, Granada e Panamá, que representam um assalto a forças que estão tentando construir uma sociedade mais justa e igualitária: as classes trabalhadoras dos países subdesenvolvidos. O trabalho tem a intenção de iniciar um diálogo com os educadores progressistas, que vêm sendo silenciados e domesticados pelas organizações conservadoras, desafiando-os a revitalizar suas raízes políticas e seu papel na esquerda da sociedade civil. Palavras-chave: educação progressista, imperialismo norte-americano, guerra do Iraque Critical Pedagogy as Organizational Praxis: Challenging the Demise of Civil Society in a Time of Permanent War AbstractThe paper analyses the current crisis of North-American left and the fighting perspective, on the part of social movements, to defend the public sphere against the neo-liberals and the imperialists from globalized capitalism which aims at the consolidation of an unipolar public domain and the conquering of new markets. In such perspective, it focus on the invasion of Iraq as a strategy to “liberate” this country for corporate investment and control on the part of Americans, revealing a symbiotic process between capitalism and imperialism, disguised as democracy. Such a tendency has become salient during the last two centuries, through the invasions of Cuba, Nicaragua, Guatemala, El Salvador, Haiti, Colombia, Grenada and Panama, which represents an attack on the forces that are trying to build a fairer and more egalitarian society: the working classes of the under-developed countries. The paper has the intention to start a dialogue with progressive educators, who have been silenced and domesticated by the conservative organizations, challenging them to revitalize their political roots and their role in the left side of the civil society. Key-words: progressive education, North-American imperialism, Iraq warTradução de Magda Floriana Damiani Dedicado a Rachel CorrieDownloads
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Publicado
2012-11-19
Como Citar
McLaren, P., & Jaramillo, N. (2012). Pedagogia Crítica como Práxis Organizacional: Desafiando o Fim da Sociedade Civil em um Tempo de Guerra Permanente. Cadernos De Educação, (22). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i22.1479
Edição
Seção
Artigos