Terminologia metalinguística em livros de alfabetização usados no Brasil, na França e na Catalunha

  • Arttur Gomes de Moraes
  • Ana Teberosky
  • Nuria Ribera

Resumo

Nossa pesquisa investigou a frequência, a diversidade e a progressão no uso de terminologia metalinguística, em livros de alfabetização. Examinamos os enunciados dos exercícios propostos aos aprendizes, em seis livros de três línguas (português, francês e catalão). Analisamos o uso de nomes para unidades linguísticas orais e escritas, categorizadas em diferentes tipos: sublexical (“vogal”, “sílaba”, “letra” etc.), lexical (“nome”, “palavra”), frasal (“frase”, “questão”), textual (“texto”, “história”, “título”) e outras (“símbolo”, “diagrama”). Observou-se que os termos sublexicais eram os mais usados, embora ao longo dos livros os termos textuais crescessem em frequência. Ao discutirmos as relações entre essas evidências e concepções sobre o aprendizado da leitura e da escrita, sugerimos que o uso daqueles termos, nos livros, não implica que as crianças compreendam os conceitos a que eles se referem.Palavras-chave: psicolinguística, livros didáticos, alfabetização. Metalinguistic terminology in alphabetization books used in Brazil, France and CataloniaAbstractThe present study explored the frequency, diversity and advance in the use of metalinguistic terminology in alphabetization books. We focused on procedural instructions for the apprentices in the proposed exercises on six textbooks from three languages (Portuguese, Catalan and French). We analyze the use of the names for the oral and written linguistic units which were categorized in different types: sublexical (“vowel”, “syllable”, “letter” etc.), lexical (“name”, “word”), phrasal (“phrase”, “question”), textual (“text”, “story”, “title”) and others (“symbol”, “diagram”). We observed that sublexical terms were the most used, but throughout the school year the rates of textual terms tended to increase in frequency. Discussing the relationship between these evidences and theoretical conceptions about learning to read and to write, we suggest that the use of terms in textbooks does not imply children’s understanding of the concepts those terms refer to.Keywords: psycholinguistics, basal readers, reading instruction.

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Como Citar
Moraes, A. G. de, Teberosky, A., & Ribera, N. (1). Terminologia metalinguística em livros de alfabetização usados no Brasil, na França e na Catalunha. Cadernos De Educação, (35). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i35.1615
Seção
Artigos