As segmentações não-convencionais da escrita e sua relação com os constituintes prosódicos
Resumo
Apresentaremos, neste trabalho, descrição e análise de dados de segmentações não-convencionais – hipossegmentações, hipersegmentações e híbridos – coletados em textos produzidos de maneira espontânea por crianças de primeira a quarta série do ensino fundamental, em duas escolas da cidade de Pelotas (uma pública e outra particular). Os dados são analisados e discutidos sob a perspectiva da Fonologia Prosódica (cf. NESPOR & VOGEL, 1986). De acordo com os resultados obtidos, podemos afirmar que a criança em fase de escrita inicial tem no conhecimento internalizado que possui sobre a prosódia da língua uma forte motivação para segmentar o texto em palavras.Palavras-chave: Aquisição da escrita; fonologia prosódica; hipossegmentação; hipersegmentação.The non-conventional segmentations of the writing and your relationship with the prosodic constituentsAbstractWe will present, in this work, description and data analysis of nonconventional segmentations – hyposegmented, hypersegmented and hybridscollected in produced texts in a spontaneous way by children of first the fourth grades of the fundamental teaching, in two schools of the city of Pelotas (a public one and other particular). The data are analyzed and discussed under Prosodic Phonology’s perspective (cf. NESPOR & VOGEL, 1986). In agreement with the obtained results, we can affirm that the child in initial phase of writing has in her inner knowledge on the language prosody asstrong motivation to segment the text in words. Keywords: Writing acquisition; prosodic phonology; hyposegmentation; hypersegmentation.
Como Citar
Cunha, A. P. N. da. (1). As segmentações não-convencionais da escrita e sua relação com os constituintes prosódicos. Cadernos De Educação, (35). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i35.1625
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Artigos