Os cursos de Ciências Sociais e Sociologia no Brasil: história e configurações

  • Cristiano das Neves Bodart Universidade Federal de Alagoas
  • Caio dos Santos Tavares Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Palavras-chave: Ciências Sociais, História, Formação.

Resumo

Este artigo examina a ampliação dos cursos de Ciências Sociais e Sociologia, no Brasil, considerando: i) as mudanças legislativas; ii) os programas de governo de incentivo às licenciaturas; e iii) a ausência da obrigatoriedade da Sociologia Escolar no currículo nacional (até 2008) e sua reintrodução no ensino médio (após 2009). As bases de dados utilizadas foram extraídas do site e-MEC. Foram identificados, a partir das configurações dos cursos ofertados, três momentos distintos: um marcado pelo foco na formação de quadros técnicos, outro em pesquisadores e um terceiro voltado, prioritariamente, para a formação de professores. A partir de uma combinação de fatores, tais como os recentes incentivos estatais à formação de professores e a reintrodução da disciplina no ensino médio brasileiro, os cursos de licenciatura em Ciências Sociais e em Sociologia vêm se expandindo e superando o número de cursos de bacharelado em Ciências Sociais, no Brasil, dando novos contornos à história dos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas
Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e docente do Centro de Educação dessa mesma instituição. Vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).
Publicado
2021-01-26
Como Citar
Bodart, C. das N., & Tavares, C. dos S. (2021). Os cursos de Ciências Sociais e Sociologia no Brasil: história e configurações. Cadernos De Educação, (64). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i64.17540
Seção
Artigos