Netnografia com crianças: entre compreensões e fazeres

Palavras-chave: Educação, Novas Tecnologias, Cultura Digital

Resumo

O presente artigo propõe-se a refletir sobre o método netnográfico como recurso para investigar temas atravessados pelas tecnologias da informação e comunicação. A metodologia em questão consiste na expansão dos fundamentos epistemológicos da etnografia para o contexto virtual. O intento é trabalhar com a sistematização da netnografia enquanto caminho possível para compreender fenômenos culturais e estudar comunidades online. Para isso, este texto apresenta como objetivo o detalhamento sobre o labor com a metodologia desde a entrada em campo até a constituição dos achados de uma pesquisa. Para pensar nos conceitos que embasam a netnografia, apresentamos notas sobre como realizar pesquisa com crianças, trazendo, como exemplo de investigação, as vivências de crianças na cultura digital, particularmente a relação destas com a mídia digital YouTube. Em suma, o artigo apresenta o argumento de que a netnografia tem potente rigor científico para investigar questões que dizem respeito à expansão da internet e seus desdobramentos na vida cotidiana.

Biografia do Autor

Aliana França Camargo Costa, Universidade Federal de Mato Grosso
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea e Comunicóloga pela UFMT. What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy
Katia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora associada e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE. What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy
Publicado
2021-10-28
Como Citar
Camargo Costa, A. F., & Alonso, K. M. (2021). Netnografia com crianças: entre compreensões e fazeres. Cadernos De Educação, (65). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i65.18037
Seção
Artigos