Temas transversais, identidade sexual e cultura escolar: uma crítica à versão de sexualidade contida nos PCN
Resumo
O trabalho discute a definição dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino fundamental, problematizando sua concepção e elaboração e ampliando a discussão sobre as dinâmicas do poder que, através de suas articulações com a instituição escolar, moldam as identidades sexuais. A partir da análise do tema transversal - Orientação Sexual, problematizo a manifestação de uma vontade de poder sobre as crianças produzindo, assim, um tipo de subjetividade infantil, que se transfigura na indicação do estabelecimento de um modelo de currículo nacional, o qual deixa de questionar o respeito às diferenças e a produção de identidades dos indivíduos. Palavras-chave: currículo, identidade sexual, cultura escolar. Transversal themes, sexual identity, and school culture: a criticism of the sexuality version defined in the PCN Abstract This paper discusses the definition of the national curriculum parameters (PCN) established for the elementary school. It problematizes their conception and their elaboration process; it also aims at discussing the power dynamics that shape sexual identities in the interaction with the school. Based on the analysis of the transversal theme, Sexual Education, I problematize the exertion of power will towards children, thus, producing a kind of a childlike subjectivity which is transfigured by the establishment of a national curriculum model. This model does not question the respect for differences, or the production of an individual's identity. Key-words: curriculum, sexual identity, school culture.
Publicado
2012-12-19
Como Citar
Braga, A. V. (2012). Temas transversais, identidade sexual e cultura escolar: uma crítica à versão de sexualidade contida nos PCN. Cadernos De Educação, (27). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i27.1814
Edição
Seção
Artigos