Práticas Educativas: aporofobia, discriminação positiva e políticas afirmativas
Resumo
O atual processo de globalização salienta um fenômeno cada vez mais inquietante: o medo diante dos pobres. Essa fobia se manifesta também nas práticas educativas. A intenção é definir e distinguir dois tipos de discriminação: a discriminação negativa, ou seja, como preconceito ou intolerância em relação aos pobres; a discriminação positiva como uma forma de admitir a diferença ou as características particulares de uma cultura, grupo social ou etnia. Palavras-chave: aporofobia, discriminação positiva e discriminação negativa. Educational Practices: fear of the poor, positive discrimination, and affirmative policies. Abstract The current globalization process highlights a phenomenon that is increasingly making people feel restless: the fear of the poor. This phobia also happens in educational practices. This paper aims at defining and distinguishing two kinds of discrimination: negative discrimination, i. e., prejudice or intolerance towards the poor; and positive discrimination, a way to admit the differences and specific characteristics that belong to a culture, social or ethnic group. Key-words: fear of the poor, positive discrimination, negative discriminationDownloads
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Publicado
2012-12-19
Como Citar
Pizzi, J. (2012). Práticas Educativas: aporofobia, discriminação positiva e políticas afirmativas. Cadernos De Educação, (26). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i26.1822
Edição
Seção
Artigos