Práticas Educativas: aporofobia, discriminação positiva e políticas afirmativas

  • Jovino Pizzi

Resumo

O atual processo de globalização salienta um fenômeno cada vez mais inquietante: o medo diante dos pobres. Essa fobia se manifesta também nas práticas educativas. A intenção é definir e distinguir dois tipos de discriminação: a discriminação negativa, ou seja, como preconceito ou intolerância em relação aos pobres; a discriminação positiva como uma forma de admitir a diferença ou as características particulares de uma cultura, grupo social ou etnia.


Palavras-chave: aporofobia, discriminação positiva e discriminação negativa.

Educational Practices: fear of the poor, positive discrimination, and affirmative policies.

Abstract
The current globalization process highlights a phenomenon that is increasingly making people feel restless: the fear of the poor. This phobia also happens in educational practices. This paper aims at defining and distinguishing two kinds of discrimination: negative discrimination, i. e., prejudice or intolerance towards the poor; and positive discrimination, a way to admit the differences and specific characteristics that belong to a culture, social or ethnic group.


Key-words: fear of the poor, positive discrimination, negative discrimination

Publicado
2012-12-19
Como Citar
Pizzi, J. (2012). Práticas Educativas: aporofobia, discriminação positiva e políticas afirmativas. Cadernos De Educação, (26). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/1822
Seção
Artigos

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