Perpetuando dependências: uma leitura do Apoio Sócio-Educativo em Meio Aberto na cidade de Pelotas

  • Jarbas Santos Vieira

Resumo

Este artigo mostra o resultado de um estudo sobre o Apoio Sócio-Educativo em Meio Aberto (ASEMA) na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Através de entrevistas com as educadoras sociais e do estudo de documentos legais, concluiu-se que o processo sócio-educativo em meio aberto funciona como um simulacro de escola e, no limite, tem como objetivo estabelecer potentes formas de controle sobre a população que freqüenta o ASEMA, nisso implicando a manutenção dos laços de dependência entre ela e o poder público estatal. Palavras-chave: educação, pedagogia, assistência social, controle. Perpetuating dependences: An analysis of a social and educational after-school program at Pelotas, Rio Grande do Sul AbstractThis article shows the findings of a study on pedagogical process that has been developed in the project named After-School Socio-educational Support (ASEMA), which takes place at Pelotas, Rio Grande do Sul state, Brazil. Interviewing social educators, that work as teachers, and analysing documents make clear that the pedagogical process foreseen by the ASEMA program works as a simulacrum of school. According to this study it has as a goal to set up powerful modes of control on the children who attends to ASEMA. It implies in keeping ties of dependence, in terms of power and control, between people and state. Key-words: education, pedagogy, social protection, control.

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Como Citar
Vieira, J. S. (1). Perpetuando dependências: uma leitura do Apoio Sócio-Educativo em Meio Aberto na cidade de Pelotas. Cadernos De Educação, (23). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i23.1841
Seção
Artigos

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