Complexidade, ciência e educação: contribuições teórico-epistemológico-metodológicas para a pesquisa em educação

Palavras-chave: Complexidade na Pesquisa, Pesquisa em Educação, Teoria da Complexidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a relação e pressupostos que a complexidade apresenta para a ciência, para a educação, bem como pode contribuir para a pesquisa em educação. Nesta perspectiva, as pesquisas científicas compostas da relação tríade gnosiologia, epistemologia e ontologia precisam ser repensadas de modo inter relacional, ou seja, a concepção da relação sujeito-objeto, bem como a teoria que fundamenta a investigação e a concepção de conhecimento científico, não podem ser compreendidas de modo fechado, mas implicadas e integrantes entre si. A pesquisa em educação que se funda no diálogo com a teoria da complexidade, tem como base da construção do conhecimento a transdisciplinaridade, negando o caráter disciplinar e disjuntivo do conhecimento, visivelmente representados na estrutura dos espaços educativos, nos currículos, nos modos de aprender e ensinar. Desse modo, é primaz a utilização dos princípios dialógico, recursivo organizacional e hologramático enquanto princípios a serem incorporados nas pesquisas em educação, possibilitando que através da ótica da complexidade, amparada em um pensamento que é capaz de distinguir sem disjungir, compreender os fenômenos educativos, investigando-os em sua totalidade.

Biografia do Autor

Theóffillo da Silva Lopes, Universidade Federal da Paraíba
Doutorando em Educação pelo PPGE/UFPB, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB, Especialista em Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP) e Graduado em Pedagogia pela UFPB. Pedagogo da PROEX/UFPB (Técnico-Administrativo em Educação) e Professor da Educação Básica I na Prefeitura Municipal de João Pessoa, com atuação na Educação de Jovens e Adultos.
Gabriela da Nóbrega Carreiro, Universidade Federal da Paraíba
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de pesquisa em Processos de Ensino-Aprendizagem. Mestra em educação. Bacharela e licenciada em Filosofia pela UFPB. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia e Psicologia da Educação - ÁGORA / UFPB. Áreas de interesse: Filosofia e Gênero, Filosofia da Educação, Ensino de filosofia e Gênero.
Tânia Rodrigues Palhano, Universidade Federal da Paraíba
Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação / PPGE da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel e Licenciatura em Filosofia pela UFPB. Professora de Filosofia da Educação, vinculada ao Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação da UFPB e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE / UFPB), na Linha de Pesquisa em Processos de Ensino-Aprendizagem. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia e Psicologia da Educação (ÁGORA / UFPB). Áreas de interesse: ética na educação, ensino de filosofia e experiência educativa.
Francisco José Pegado Abílio, Universidade Federal da Paraíba
Titular do Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPB (1994), Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB (2001), Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UFPB (1997), Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) (2002) e Pós-Doutor em Educação (Educação Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - 2011) sob a supervisão da Profa. Dra. Michèle Sato.
Publicado
2021-12-15
Como Citar
Lopes, T. da S., Carreiro, G. da N., Palhano, T. R., & Abílio, F. J. P. (2021). Complexidade, ciência e educação: contribuições teórico-epistemológico-metodológicas para a pesquisa em educação. Cadernos De Educação, (65). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i65.21475
Seção
Artigos