Complexidade, ciência e educação: contribuições teórico-epistemológico-metodológicas para a pesquisa em educação
Palavras-chave:
Complexidade na Pesquisa, Pesquisa em Educação, Teoria da Complexidade
Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a relação e pressupostos que a complexidade apresenta para a ciência, para a educação, bem como pode contribuir para a pesquisa em educação. Nesta perspectiva, as pesquisas científicas compostas da relação tríade gnosiologia, epistemologia e ontologia precisam ser repensadas de modo inter relacional, ou seja, a concepção da relação sujeito-objeto, bem como a teoria que fundamenta a investigação e a concepção de conhecimento científico, não podem ser compreendidas de modo fechado, mas implicadas e integrantes entre si. A pesquisa em educação que se funda no diálogo com a teoria da complexidade, tem como base da construção do conhecimento a transdisciplinaridade, negando o caráter disciplinar e disjuntivo do conhecimento, visivelmente representados na estrutura dos espaços educativos, nos currículos, nos modos de aprender e ensinar. Desse modo, é primaz a utilização dos princípios dialógico, recursivo organizacional e hologramático enquanto princípios a serem incorporados nas pesquisas em educação, possibilitando que através da ótica da complexidade, amparada em um pensamento que é capaz de distinguir sem disjungir, compreender os fenômenos educativos, investigando-os em sua totalidade.Downloads
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Publicado
2021-12-15
Como Citar
Lopes, T. da S., Carreiro, G. da N., Palhano, T. R., & Abílio, F. J. P. (2021). Complexidade, ciência e educação: contribuições teórico-epistemológico-metodológicas para a pesquisa em educação. Cadernos De Educação, (65). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i65.21475
Edição
Seção
Artigos