A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SURDAS NO CURSO DE LETRAS/LIBRAS

Condições para a Metamorfose e para a Não-Metamorfose

Palavras-chave: Língua Brasileira de Sinais, Identidade Surda, Identidade-Metamorfose.

Resumo

O presente Trabalho tem como objetivo discutir as contribuições do Curso Letras/LIBRAS na formação da Identidade Surda com enfoque nos processos de formação da Identidade Surda como Não-Metamorfose. A metodologia utilizada foi desenvolvida sobre as bases epistemológicas do método Histórico-Dialético por meio de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, durante a qual foi aplicada entrevista aberta em LIBRAS, gravadas em vídeo com três sujeitos surdos alunos do Curso Letras/LIBRAS. As análises realizadas sobre os dados coletados possibilitaram discussões sobre o surdo nos contextos familiar, escolar e no acesso ao Ensino Superior sobre as influências dos pressupostos sociais na sua formação, bem como sobre as condições para sua Metamorfose ou Não-Metamorfose.

Biografia do Autor

Herminio Tavares Santos, Instituto Federal do Pará
Professor de LIBRAS do Instituto Federal do Pará – Campus Belém, Doutorando e Mestre em Educação pelo PPGED-UEPA. Pedagogo formado pela UEPA (2002) com habilitação em Educação Especial e Bacharel e Letras, habilitação em LIBRAS formado pela UFSC (2012). Professor de LIBRAS aprovado no Exame Nacional de Certificação de Proficiência no uso e no ensino de LIBRAS (Nível Superior) - PROLIBRAS 2010.
Ivanilde Apoloceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará
Pós-doutora em educação na PUC-RJ. Doutora em Educação pela PUC-SP. Doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa no México, com estudos sobre ética com o filósofo Enrique Dussel. Mestre em Educação Popular pela UFPB. Graduada em Filosofia pela UFPA. Docente do PPGED e Professora Titular da Universidade do Estado do Pará. Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e Educação Inclusiva, e ações educacionais com infância, crianças e com jovens e adultos.
Josué de Souza Negrão, Instituto Federal do Pará
Graduado em Pedagogia pelo Instituto Federal do Pará.

Referências

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Publicado
2024-06-19
Como Citar
Santos, H. T., Oliveira, I. A. de, & Negrão, J. de S. (2024). A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SURDAS NO CURSO DE LETRAS/LIBRAS: Condições para a Metamorfose e para a Não-Metamorfose. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/22706
Seção
Artigos