A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SURDAS NO CURSO DE LETRAS/LIBRAS
Condições para a Metamorfose e para a Não-Metamorfose
Resumo
O presente Trabalho tem como objetivo discutir as contribuições do Curso Letras/LIBRAS na formação da Identidade Surda com enfoque nos processos de formação da Identidade Surda como Não-Metamorfose. A metodologia utilizada foi desenvolvida sobre as bases epistemológicas do método Histórico-Dialético por meio de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, durante a qual foi aplicada entrevista aberta em LIBRAS, gravadas em vídeo com três sujeitos surdos alunos do Curso Letras/LIBRAS. As análises realizadas sobre os dados coletados possibilitaram discussões sobre o surdo nos contextos familiar, escolar e no acesso ao Ensino Superior sobre as influências dos pressupostos sociais na sua formação, bem como sobre as condições para sua Metamorfose ou Não-Metamorfose.Referências
BENTES, José Anchieta de O.; HAYASHI. Maria Cristina P. I. Normalidade e Disnormalidade: formas do trabalho docente na Educação de Surdos. Campina Grande: EDUEPB, 2012. 254 p.
CIAMPA, Antônio da C. A Estória do Severino e a História da Severina: Um Ensaio da Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 2005. 256 p.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. 64 p.
MINAYO, Maria Cecília de S. et al. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
SÁ, Nídia Regina L. de. Cultura, Poder e Educação de Surdos. São Paulo: Paulinas, 2006. 365 p.
SANTOS, Hermínio Tavares S. dos. Identidade como Metamorfose na Educação de Surdos. Curitiba: Editora Prismas, 2016. 270 p.
SKLIAR, C. A localização política da educação bilíngue para surdos. In: SKLIAR, C. (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. Porto Alegre: Mediação, 2009. pp. 7-14.