Alfabetização e docência em tempos de pandemia: palavras em diálogo

Palavras-chave: Alfabetização, Ensino remoto, Trabalho docente

Resumo

Este artigo apresenta, numa perspectiva discursiva da linguagem, percepções de professores alfabetizadores sobre a alfabetização e as implicações na/para a docência no cronotopo da Pandemia da Covid-19. Os discursos dos professores foram coletados no evento discursivo de grupo focal por ocasião da segunda etapa da pesquisa Alfabetização em Rede. Os resultados indicam que os professores alfabetizadores mediante os desafios pedagógicos impostos à docência buscaram alternativas para minimizá-los por meio de um movimento dialógico em que saberes e práticas se ressignificaram.  

Biografia do Autor

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas
Doutora em Educação (Ufal). Professora do Magistério Superior da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE).
Érica Raiane de Santana Galvão, Universidade Federal de Alagoas
Mestranda em Educação (PPGE/UFAL). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE).
Nádson Araújo dos Santos, Universidade Federal do Acre
Doutor em Educação (UFAL). Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Acre (UFAC). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE).
Viviane Caline de Souza Pinheiro, Universidade Federal de Alagoas
Doutoranda em Educação (PPGE/UFAL), Mestra em Educação com ênfase em Educação e Linguagem pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em alfabetização e letramento e a psicopedagogia institucional, graduada em Pedagogia pelo Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente participa do grupo de estudo e Pesquisa em Didáticas da Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE).
Publicado
2022-12-14
Como Citar
Santos, A. C. dos, Galvão, Érica R. de S., Santos, N. A. dos, & Pinheiro, V. C. de S. (2022). Alfabetização e docência em tempos de pandemia: palavras em diálogo. Cadernos De Educação, (66). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/22768
Seção
Dossiê