A ODISSEIA DE UMA ALFABETIZADORA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Palavras-chave: alfabetização, ensino remoto, planejamento, avaliação diagnóstica

Resumo

Este artigo trata da prática de uma professora alfabetizadora, durante o ensino remoto, em uma turma de 1º ano. Diante do contexto nacional de grande exclusão, a professora manteve seus alunos presentes, participativos e praticamente alfabetizados ao final do ano, o que se configurou como uma odisseia. Analisou-se duas entrevistas, dez planejamentos semanais, fotografias e vídeos disponibilizados pela professora. O trabalho pedagógico foi realizado a partir da avaliação diagnóstica do nível de escrita das crianças e do planejamento voltado à apropriação do sistema de escrita alfabética, o qual teve como fio condutor a leitura de histórias literárias e jogos de alfabetização. 

Biografia do Autor

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
DDoutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Realizou Pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC, em 2016 e na University of Canterbury – UC na Nova Zelândia, em 2019. Professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e no Programa de Pós-graduação em Educação da FURG. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI, é integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE/FURG e do Grupo de pesquisa em História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – HISALES/UFPEL.
Janaína Soares Martins Lapuente, Universidade Federal do Rio Grande (IE/FURG).
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Professora do Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande (IE/FURG). Pesquisa os seguintes temas na área da Educação: ciclo de alfabetização, alfabetização, letramento e formação de professores.
Caroline Braga Michel, Universidade Federal do Rio Grande (IE/FURG).
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel).Professora do Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande (IE/FURG). Pesquisa os seguintes temas na área da Educação: alfabetização e letramento, formação de professores e história da educação. 
Juliane de Oliveira Alves Silveira, Professora da Educação Básica do Município de Rio Grande.
Pós-doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEd/FURG). Professora da Educação Básica do Município de Rio Grande. Pesquisa os seguintes temas na área da Educação: alfabetização e letramento, formação de professores, formação continuada, práticas de leitura.
Publicado
2022-12-14
Como Citar
Nogueira, G. M., Lapuente, J. S. M., Michel, C. B., & Silveira, J. de O. A. (2022). A ODISSEIA DE UMA ALFABETIZADORA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Cadernos De Educação, (66). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/22888
Seção
Dossiê