O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL DE 1925 ATÉ 1971

  • Luana Mayara de Souza Brandão Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Palavras-chave: Ensino secundário, Brasil, Instituição escolar.

Resumo

O ensino secundário no Brasil sofreu muitas mudanças e inovações no decorrer do tempo. Diante disso, o objetivo dessa resenha é discutir o ensino secundário no Brasil de 1925 até 1955. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com base no livro “Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa: análise sócio-histórica da criação e consolidação de uma instituição escolar” do autor José Roberto Gomes Rodrigues. Concluiu-se que foi durante o período de 1925 a 1955 que o ensino secundário se oficializou como seguimento do ensino primário e que aconteceu o seu fortalecimento da modernidade institucional.

Biografia do Autor

Luana Mayara de Souza Brandão, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Mestranda em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-graduanda em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialista em Direito Acidentário: Trabalho e Previdenciário e em Direito Público pela Legale. Licenciada em Pedagogia pela Estácio. Graduada em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT). Tiradentes. Membro dos grupos de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Pedagogia da Pesquisa – GEPHEPP (UNEB) e do de Direito Público, Educação Jurídica e Direitos Humanos na Contemporaneidade (UNIT). Áreas de interesse e atuação: educação e direito.
Publicado
2022-08-27
Como Citar
Brandão, L. M. de S. (2022). O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL DE 1925 ATÉ 1971. Cadernos De Educação, (66). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i66.23028
Seção
Resenhas