PROFISSÃO DOCENTE NA ZONA RURAL (UBERLÂNDIA-MG, RIO CLARO-SP, 1950 A 1980)

Palavras-chave: professoras rurais, escola rural, formação, práticas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a profissão docente em escolas rurais nos munícipios de Rio Claro-SP e Uberlândia-MG entre 1950 a 1980. Para responder à questão de como ocorreu a formação das professoras, como ingressaram nas escolas rurais e quais práticas desenvolveram, utilizamos como fonte de pesquisa entrevistas com onze professoras e a legislação que regulamentou a profissão em ambos os estados. Concluímos que, a despeito das particularidades em sua formação e no ingresso na carreira, tanto as professoras leigas quanto as certificadas tinham que transpor as fragilidades da escola instalada em meio rural para ministrarem as suas aulas.

Biografia do Autor

Danielle Angelica de Assis, Universidade Federal de Uberlândia
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós graduada em Psicopedagogia e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia. Analista Pedagógica na Prefeitura Municipal de Uberlândia.
kamila Cristina Evaristo Leite, Universidade Estadual Paulista " Julio de Mesquita Filho"- UNESP
Doutoranda em Educação (UNESP). Professora da Educação básica I da Prefeitura de Rio Claro-SP, Brasil.
Sandra Cristina Fagundes de Lima, Universidade Federal de Uberlândia
Doutora em História (UNICAMP-2004), Pós -doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa-PT. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.
Publicado
2022-12-08
Como Citar
de Assis, D. A., Leite, kamila C. E., & Lima, S. C. F. de. (2022). PROFISSÃO DOCENTE NA ZONA RURAL (UBERLÂNDIA-MG, RIO CLARO-SP, 1950 A 1980). Cadernos De Educação, (66). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23430
Seção
Artigos