RISO E CARNAVALIZAÇÃO NO TEMPO-ESPAÇO DA SALA DE AULA

Palavras-chave: Juventude, Cotidiano Escolar, Conflito E Educação, Cultura E Linguagem.

Resumo

O artigo problematiza o riso em sala de aula, considerando as entonações discursivas carregadas de ironia e escárnio como atos de carnavalização do real, como apontado por Bakhtin em seu estudo sobre a obra de Rabelais. Por meio de uma abordagem dialógica do discurso, retoma dados de pesquisa realizada em uma escola municipal situada na periferia de Campinas-SP. A análise explicita como as situações de riso e humor demarcam cronotopos da sala de aula, elementos que possibilitam refletir sobre o cotidiano enquanto projeta-se um mundo utópico.

Biografia do Autor

Juliana Soares de Oliveira, Instituto Federal do Amazonas
Membro do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem – GPPL/UNICAMP-SP e Desenvolvimento regional e meio ambiente no médio Purus. Doutoranda e Mestra em Educação pelo PPGE-FE/UNICAMP. Docente do Instituto Federal do Amazonas- IFAM. Desenvolve pesquisas sobre desenvolvimento do psíquismo e interação social na juventude.
Ana Lúcia Horta Nogueira, Faculdade de Educação da UNICAMP/SP
Professora Livre Docente do Departamento de Psicologia Educacional e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem, Faculdade de Educação da UNICAMP. Com ênfase na Perspectiva Histórico Cultural do Desenvolvimento Humano, desenvolve pesquisas sobre apropriação de práticas sociais, organização do trabalho pedagógico, formação e trabalho docente.
Publicado
2023-03-14
Como Citar
Oliveira, J. S. de, & Nogueira, A. L. H. (2023). RISO E CARNAVALIZAÇÃO NO TEMPO-ESPAÇO DA SALA DE AULA. Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23752
Seção
Artigos