RISO E CARNAVALIZAÇÃO NO TEMPO-ESPAÇO DA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Juventude, Cotidiano Escolar, Conflito E Educação, Cultura E Linguagem.
Resumo
O artigo problematiza o riso em sala de aula, considerando as entonações discursivas carregadas de ironia e escárnio como atos de carnavalização do real, como apontado por Bakhtin em seu estudo sobre a obra de Rabelais. Por meio de uma abordagem dialógica do discurso, retoma dados de pesquisa realizada em uma escola municipal situada na periferia de Campinas-SP. A análise explicita como as situações de riso e humor demarcam cronotopos da sala de aula, elementos que possibilitam refletir sobre o cotidiano enquanto projeta-se um mundo utópico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-03-14
Como Citar
Oliveira, J. S. de, & Nogueira, A. L. H. (2023). RISO E CARNAVALIZAÇÃO NO TEMPO-ESPAÇO DA SALA DE AULA. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.23752
Edição
Seção
Artigos