ALFABETIZAÇÃO EM "XEQUE"

UMA ANÁLISE DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

Palavras-chave: políticas educacionais, alfabetização, política nacional de alfabetização (PNA).

Resumo

Este artigo objetiva analisar as finalidades educativas subjacentes à Política Nacional de Alfabetização (PNA). De abordagem qualitativa, a coleta de dados deu-se por meio de pesquisa documental sobre as legislações e demais orientações emitidas pelo Ministério da Educação (MEC) acerca da referida Política. A análise dos dados foi realizada com base no Ciclo de Políticas proposto por Mainardes e Ball (2011). Conclui-se que a instituição da PNA desencadeia um processo de retrocesso incomensurável no campo da alfabetização em termos teóricos e práticos.

Biografia do Autor

Fabíola Cardoso Cecchetti , UDESC
Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Médio, pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Educação São Luís. Membro do Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente - NAPE (FAED/Udesc). Professora efetiva nos anos iniciais da rede estadual de ensino de Santa Catarina desde 2014. Atualmente atua na Gerência do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Faz parte da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf). Tem experiência na área de educação com ênfase em alfabetização e formação continuada de professores.  
Lourival José Martins Filho, UDESC
Licenciado em Pedagogia e Letras. Especialista em Alfabetização. Mestre em Educação e Cultura. Doutor em Teologia: Educação e Religião. Estágio pós-doutoral em Educação e Humanidades. No Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC) é Professor Titular de Alfabetização e Letramento, coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica, editor-Chefe da Revista Linhas e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação. Leciona nos cursos de Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação e mestrado profissional em Gestão de Unidades de Informação. Atua nos seguintes grupos e laboratórios: Nape, Edusex e Prolinguagem - CNPq/UDESC. Coordena a linha de pesquisa Alfabetização e Formação Docente, em que se realizam estudos com ênfase no processo de alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos e nas relações entre a formação docente e os processos de inclusão. Integrante das seguintes associações: Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF); Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) - GT 10: Alfabetização, Leitura e Escrita; Associação Brasileira de Currículo (ABdC); e Associação dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina (AOESC). Experiência em docência e coordenação pedagógica na Educação Básica e Superior. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF).
Publicado
2023-11-16
Como Citar
Cardoso Cecchetti , F., & Martins Filho, L. J. (2023). ALFABETIZAÇÃO EM "XEQUE": UMA ANÁLISE DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.23804
Seção
Artigos