ALFABETIZAÇÃO EM "XEQUE"
UMA ANÁLISE DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
Palavras-chave:
políticas educacionais, alfabetização, política nacional de alfabetização (PNA).
Resumo
Este artigo objetiva analisar as finalidades educativas subjacentes à Política Nacional de Alfabetização (PNA). De abordagem qualitativa, a coleta de dados deu-se por meio de pesquisa documental sobre as legislações e demais orientações emitidas pelo Ministério da Educação (MEC) acerca da referida Política. A análise dos dados foi realizada com base no Ciclo de Políticas proposto por Mainardes e Ball (2011). Conclui-se que a instituição da PNA desencadeia um processo de retrocesso incomensurável no campo da alfabetização em termos teóricos e práticos.
Publicado
2023-11-16
Como Citar
Cardoso Cecchetti , F., & Martins Filho, L. J. (2023). ALFABETIZAÇÃO EM "XEQUE": UMA ANÁLISE DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.23804
Edição
Seção
Artigos