PERCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE A SAÚDE MENTAL INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO QUALITATIVO E DE INTERVENÇÃO EM DUAS REGIÕES BRASILEIRAS

Palavras-chave: saúde mental, criança, instituições acadêmicas, docentes.

Resumo

O presente estudo objetiva realizar uma análise sobre as concepções e as práticas dos educadores sobre saúde mental no ambiente escolar em dois municípios brasileiros. Trata-se de um estudo desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa e de intervenção, intitulada “Cuidados com a saúde mental infantil da rede municipal”. Essa pesquisa mostrou que ações efetivas relativas à promoção e às condutas adequadas, no que concerne à saúde mental, relacionam-se à percepção dos professores acerca da temática e as informações adquiridas pelos educadores durante a formação profissional. Tais intervenções no contexto escolar, voltadas à atenção à saúde mental dos escolares, colaboram para o desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Milena Rosa Schwingel, Universidade de Santa Cruz do Sul
Bolsista de Iniciação Cientifíca da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da UNISC.
Ana Carolina Bienert, Universidade de Santa Cruz do Sul
Bolsista de Inciação Científica, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde (GEPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e acadêmica do curso de graduação em Enfermagem pela UNISC.
Leni Dias Weigelt, Universidade de Santa Cruz do Sul
Enfermeira,  Doutora, Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Euna Nayara Cordeiro da Costa, Universidade de Santa Cruz do Sul
Psicóloga, Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissioanal em Psicologia da da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
João Gabriel Rezes de Andrade, Universidade de Santa Cruz do Sul
Bolsista de Inciação Científica, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde (GEPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e acadêmico do curso de graduação em Enfermagem pela UNISC.
Suzane Beatriz Frantz Krug, Universidade de Santa Cruz do Sul
Enfermeira, Doutora  Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
Publicado
2023-10-24
Como Citar
Schwingel, M. R., Bienert, A. C., Weigelt, L. D., Cordeiro da Costa, E. N., Rezes de Andrade, J. G., & Frantz Krug, S. B. (2023). PERCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE A SAÚDE MENTAL INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO QUALITATIVO E DE INTERVENÇÃO EM DUAS REGIÕES BRASILEIRAS. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.23907
Seção
Artigos