Narrativas de gestores escolares de escolas do campo em tempo de pandemia de Covid-19

Palavras-chave: Narrativas autobiográficas, Gestores escolares, Covid- 19

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas autobiográficas de gestores escolares das Escolas Aníbal Magni e Frei Anselmo em tempos de pandemia de Covid-19, instituições localizadas no interior do município de Selbach no norte do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados da discussão a partir das narrativas foram construídos com entrevistas semiestruturadas, valendo-se da perspectiva teórico-metodológica da pesquisa autobiográfica, sendo analisados e discutidos em uma abordagem qualitativa. O contexto pandêmico trouxe desafios para a escola e a educação escolar, colocando-a a par de necessidades novas, desafiando professores e gestores.

Biografia do Autor

Darciel Pasinato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Pós-Doutor em Educação/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutor em Educação/Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisador e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEDU (UNISINOS). Pesquisador e Membro do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação (CLIO/UFSM). Trabalha com temáticas como Gestão Escolar e Educacional, História da Educação, Políticas Educacionais, Educação do Campo, Memória, História Oral e Ensino de História.
Fabiana Regina da Silva, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em História/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestra em Educação (UFSM). Pesquisadora e Membro do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação (CLIO/UFSM). Professora e Gestora Escolar na Educação Básica. Trabalha com temáticas como Gestão Escolar e Educacional, Narrativas (auto)biográficas, História da Educação, Políticas Educacionais, Migrações e Culturas.
Cristiane Medianeira da Silva Reis, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Educação/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestra em Educação (UFSM). Pesquisadora e Membro do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação (CLIO/UFSM). Professora e Gestora Escolar na Educação Básica. Trabalha com temáticas como Gestão Escolar e Educacional, História da Educação, Políticas Educacionais, Formação de professores, Narrativas (auto)biográficas, trajetórias de formação.
Publicado
2023-01-11
Como Citar
Pasinato, D., da Silva, F. R., & da Silva Reis, C. M. (2023). Narrativas de gestores escolares de escolas do campo em tempo de pandemia de Covid-19. Cadernos De Educação, (66). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24112
Seção
Artigos