O GYMNASIO DA BAHIA

UM ESPAÇO ELITIZADO DO SABER?

Palavras-chave: instituições escolares, gymnasio da Bahia, ensino secundário.

Resumo

À luz da História Cultural, a pesquisa documental buscou historicizar a institucionalização do Gymnasio da Bahia, que foi construído com o objetivo de atender aos anseios políticos e educacionais de uma elite baiana, refletindo a respeito dos discursos dos sujeitos que circularam nos jornais e livros em torno da instituição como um espaço culto do saber, popularmente conhecido como “lugar de prêmios e galardões”. A análise da criação e do percurso institucional permite pensarmos o contexto baiano e a sua população em formação via defesa do ensino secundário como condição de prestígio, distinção e pertencimento social.  

Biografia do Autor

Iure Alcântara dos Santos Barros, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/BA.
Mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação – PPGE/UESC. Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de História. Licenciado e Bacharel em História - UFBA. Professor Substituto de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Membro do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação – GRUPPHED.
Cíntia Borges de Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/ BA.
Doutora em Educação – PROPEd/UERJ. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz – PPGE/DCIE/UESC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação – GRUPPHED. Coordenadora do Portal do Bicentenário.
Publicado
2023-09-29
Como Citar
Alcântara dos Santos Barros, I., & Borges de Almeida, C. (2023). O GYMNASIO DA BAHIA: UM ESPAÇO ELITIZADO DO SABER?. Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24156
Seção
Dossiê