O ACERVO DA MEMÓRIA DOCUMENTAL - MD DA CIDADE DE SÃO PAULO

CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DO PATRIMÔNIO EDUCATIVO

Palavras-chave: memória documental, patrimônio educativo, cultura material escolar

Resumo

O objetivo do artigo é problematizar o papel dos artefatos escolares na constituição da memória e identidade da escola paulistana. Toma-se como objeto o acervo histórico da Memória Documental, da Secretaria Municipal de Educação que mantém uma valiosa massa documental sobre a história da Educação da cidade de São Paulo desde a décadade 1930. Os procedimentos metodológicos ancoram-se na História da Cultura Material. O provimento encontrado neste acervo emerge como patrimônio cultural,herança e memória de algo que se consolidou ao longo do tempo e que referencia a identidade da escola no município de São Paulo.

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Biografia do Autor

Eduardo Bezerra de Souza, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Doutorando pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Ensino de Língua e Literatura (NIPELL). Atua como assistente técnico de educação na Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME)–São Paulo.
Publicado
2023-09-29
Como Citar
Bezerra de Souza, E. (2023). O ACERVO DA MEMÓRIA DOCUMENTAL - MD DA CIDADE DE SÃO PAULO: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DO PATRIMÔNIO EDUCATIVO. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.24183
Seção
Dossiê