O ACERVO DA MEMÓRIA DOCUMENTAL - MD DA CIDADE DE SÃO PAULO

CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DO PATRIMÔNIO EDUCATIVO

Palavras-chave: memória documental, patrimônio educativo, cultura material escolar

Resumo

O objetivo do artigo é problematizar o papel dos artefatos escolares na constituição da memória e identidade da escola paulistana. Toma-se como objeto o acervo histórico da Memória Documental, da Secretaria Municipal de Educação que mantém uma valiosa massa documental sobre a história da Educação da cidade de São Paulo desde a décadade 1930. Os procedimentos metodológicos ancoram-se na História da Cultura Material. O provimento encontrado neste acervo emerge como patrimônio cultural,herança e memória de algo que se consolidou ao longo do tempo e que referencia a identidade da escola no município de São Paulo.

Biografia do Autor

Eduardo Bezerra de Souza, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Doutorando pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Ensino de Língua e Literatura (NIPELL). Atua como assistente técnico de educação na Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME)–São Paulo.
Publicado
2023-09-29
Como Citar
Bezerra de Souza, E. (2023). O ACERVO DA MEMÓRIA DOCUMENTAL - MD DA CIDADE DE SÃO PAULO: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DO PATRIMÔNIO EDUCATIVO. Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24183
Seção
Dossiê