CULTURA E IDENTIDADE

contribuições antropológicas na literatura científica frente aos desafios do contexto amazônico

Palavras-chave: educação amazônica, antropologia da educação, cultura e identidade.

Resumo

O objetivo central foi discorrer sobre os conceitos de cultura e de identidade desenvolvidos por Hall (2014) e Rocha e Tosta (2009) para a compreensão dos desafios do processo educativo amazônico. Em uma perspectiva antropológico-educacional, que relacionou a educação amazônicas e seus desafios com as abordagens de Weigel (1995, 2000), Geertz (1989, 2001), Silva (1989) e Canclini (2008). A metodologia utilizada foi a revisão narrativa de literatura. Os resultados evidenciam a necessidade de um novo olhar sobre esse processo histórico frente à educação, viabilizando a ressignificação dos símbolos construídos socialmente e politicamente na região.

Biografia do Autor

Arycia Giseli de Melo Sousa, Universidade Federal do Amazonas
Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Pedagogia Digital e Docência no Ensino Superior. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora Formadora na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério na Secretaria Municipal de Educação – DDPM/ SEMED/ Manaus. Membro do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED/ICET/UFAM). Educadora certificada pelo Google - nível 1.
Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas
Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas. Líder do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia. Membro do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Fabrício Valentim da Silva, Universidade Federal do Amazonas
Professor Adjunto IV no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Associada da Universidade Federal do Amazonas. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade.
Publicado
2024-01-26
Como Citar
de Melo Sousa, A. G., Picanço Simas, H. C., & Valentim da Silva, F. (2024). CULTURA E IDENTIDADE: contribuições antropológicas na literatura científica frente aos desafios do contexto amazônico. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24319
Seção
Artigos