DESBRAVANDO OS ESPAÇOS DA CRECHE

o banheiro como lugar de experiências das crianças

  • Maurícia Santos de Holanda Bezerra Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
Palavras-chave: Educação infantil, espaços, crianças

Resumo

O artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado que investigou os usos e os significados dados pelas crianças aos espaços de uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis. Como metodologia, utilizamos a etnografia, tendo como instrumentos metodológicos a fotografia e a construção de um diário de campo para registrar as ações e relações sociais das crianças. Nas análises, os modos como as crianças atuam no espaço do banheiro revelam um lugar potente para suas experiências e a reivindicação de um espaço para sua privacidade.

Biografia do Autor

Maurícia Santos de Holanda Bezerra, Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE). Áreas de interesse: Educação Infantil, docência, formação.

Referências

BRASIL. Parâmetros Básicos de infraestrutura para Instituições de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006.

FERREIRA, Manuela. Do “avesso” do brincar ou… as relações entre pares, as rotinas da cultura infantil e a construção da(s) ordem(ens) social(ais) instituintes(s) das crianças no Jardim-de-Infância. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e Miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Edições ASA, 2004.pp. 55- 104.

FLORIANÓPOLIS. Prefeitura Municipal de Florianópolis. Resolução Conselho Municipal de Educação nº 01/2009. Florianópolis, 2009.

GOFFMAN, Erving. Manicômbios, prisões e conventos. 7.ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005. 320p.

ROCHA, Eloísa Acires Candal. Por que ouvir as crianças? Algumas questões para um debate científico multidisciplinar. In: CRUZ, Silvia Helena Vieira (org.) A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. pp.43-51.

SARMENTO, Manuel Jacinto. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira (orgs.) Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. pp.137-179.

SIROTA, Régine. Emergência de uma Sociologia da Infância: evolução do objeto e do olhar, Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, São Paulo, Autores Associados, n. 112, pp.7-32, março/2001.

Publicado
2024-06-07
Como Citar
Santos de Holanda Bezerra, M. (2024). DESBRAVANDO OS ESPAÇOS DA CRECHE : o banheiro como lugar de experiências das crianças. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25157
Seção
Dossiê-Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis