ARTES PRODUZIDAS POR CRIANÇAS NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

para além do território escolar

  • Valdicelio Martins dos Santos UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE http://orcid.org/0000-0003-1903-8335
  • Maria Celeste Reis Fernandes de Souza Universidade Vale do Rio Doce
Palavras-chave: Arte, educação infantil, tempo integral, território

Resumo

O presente artigo propõe discutir a arte na infância, aliada à defesa do tempo integral. Tem como objetivo compartilhar a experiência vivida com um grupo de crianças, na cidade de Governador Valadares/MG, sobre os seus modos de fazer arte na escola em tempo integral. Os resultados indicam a marginalidade da arte no espaço escolar e as possibilidades de apropriação dos territórios. As conclusões permitem refletir sobre a necessidade de ampliar o debate sobre o tempo integral na infância, redesenhando os espaços e os tempos da escola para incorporar efetivamente a arte como um direito da criança.

Biografia do Autor

Valdicelio Martins dos Santos, UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE
Docente do curso de Pedagogia na Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Doutorando em Educação na linha de pesquisa Infâncias e Educação Infantil (UFMG). Pesquisador vinculado aos grupos de pesquisa Núcleo Interdisciplinar Educação, Saúde e Direitos (NIESD/Univale) e Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (NEPEIE/UFMG). Estuda e pesquisa Infâncias, Cidades, Raça, Arte-educação e Educação Infantil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Universidade Vale do Rio Doce
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Pesquisadora dos grupos de pesquisa Núcleo Interdisciplinar Educação, Saúde e Direitos (NIESD/Univale) e Educação e Contemporaneidade da Universidade Federal de Sergipe (Educon/UFS). Estuda e pesquisa no campo da educação em seus entrecruzamentos com estudos territoriais.

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Publicado
2024-06-07
Como Citar
Martins dos Santos, V., & Reis Fernandes de Souza, M. C. (2024). ARTES PRODUZIDAS POR CRIANÇAS NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: para além do território escolar. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25173
Seção
Dossiê-Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis