"PRA MIM PARECE QUE SEMPRE FOI DIFÍCIL O QUE É TÃO SIMPLES PROS OUTROS"

População em situação de rua e acesso à educação

  • Suane Silva Pinheiro Universidade Feevale
  • Eduardo Souza Passini Universidade Feevale
  • Carmem Regina Giongo Universidade Feevale
  • Scarleth Nardes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Raquel Meyer Fagundes Backes Universidade Feevale
  • Marina Fritz Universidade Feevale
Palavras-chave: educação; educação não escolar; população em situação de rua; movimentos sociais

Resumo

O objetivo deste estudo é suscitar um olhar sobre os aspectos educacionais das pessoas em situação de rua, problematizando os modelos de ensino vigentes e práticas escolares possíveis. É uma pesquisa exploratória-descritiva de metodologia mista realizada em Novo Hamburgo/RS. Participaram deste estudo 170 pessoas, sendo 147 homens e 23 mulheres. Os dados formam submetidos a análise temática e estatística simples. Os resultados apontaram baixa escolaridade e trajetórias de exclusão educacional anterior à ida às ruas. São necessárias políticas educacionais que considerem as particularidades e a garantia integral de direitos dessa população.

Biografia do Autor

Suane Silva Pinheiro, Universidade Feevale
Psicóloga e Mestranda em Psicologia pela Universidade Feevale, bolsista CAPES. Linha de pesquisa: Vulnerabilidades e processos psicossociais.
Eduardo Souza Passini, Universidade Feevale
Graduando em Psicologia pela Universidade Feevale e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação Científica.
Carmem Regina Giongo, Universidade Feevale
Doutora e Pós Doutora em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Docente do curso de graduação e pós-graduação em Psicologia na Universidade Feevale.
Scarleth Nardes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Psicóloga pela Universidade Feevale e Mestranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Raquel Meyer Fagundes Backes, Universidade Feevale
Psicóloga, Graduada pela Universidade Feevale. Possui experiência em Psicologia Social e Redução de Danos.
Marina Fritz, Universidade Feevale
Graduada em Enfermagem, Mestre em Psicologia e Mestranda em Administração, pela Universidade Feevale.
Publicado
2024-04-11
Como Citar
Silva Pinheiro, S., Souza Passini, E., Regina Giongo, C., Nardes, S., Meyer Fagundes Backes, R., & Fritz, M. (2024). "PRA MIM PARECE QUE SEMPRE FOI DIFÍCIL O QUE É TÃO SIMPLES PROS OUTROS": População em situação de rua e acesso à educação. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25184
Seção
Artigos