TENSÕES IDENTITÁRIAS DO SER-FAZER DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO

insights analíticos em narrativas problematizadas a partir de vinhetas

  • Johnnata Cavalcante Silva Universidade do Ceará
  • Márcia Zabdiele Moreira Universidade Federal do Ceará
  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Tereza Cristina Batista de Lima Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: tensão; identidade profissional; professor; pós-graduação stricto-sensu

Resumo

O objetivo central do presente artigo foi analisar fatores mobilizadores de tensões identitárias profissionais do ser-fazer docente vinculado à pós-graduação stricto-sensu. Orientou-se por métodos de abordagem qualitativa para a coleta de dados narrativos, por meio de uma vinheta aplicada a doze professores de programas de pós-graduação stricto-sensu de nove estados brasileiros. Em seguida, foi utilizada a análise de conteúdo. A discussão sinaliza uma crise de identidade no ensino superior e reúne insights que ajudam a entender como a precarização da profissão é um elemento de redução e mudança dos sentidos que são atribuídos ao trabalho.

Biografia do Autor

Johnnata Cavalcante Silva, Universidade do Ceará
Mestre em Administração e Controladoria – PPAC/UFC.
Márcia Zabdiele Moreira, Universidade Federal do Ceará
Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria (PPAC). Universidade Federal do Ceará.
Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Estágio Pós-doutoral, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Estadual do Ceará. Doutora e Mestre em Administração, Universidade de Fortaleza. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia PUC-MG e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública – Mestrado Profissional da Universidade Federal do Piauí – PPGP/UFPI
Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Universidade Federal do Ceará.

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Publicado
2024-08-01
Como Citar
Silva, J. C., Moreira, M. Z., Bizarria, F. P. de A., & Lima, T. C. B. de. (2024). TENSÕES IDENTITÁRIAS DO SER-FAZER DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO: insights analíticos em narrativas problematizadas a partir de vinhetas. Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.25204
Seção
Artigos