ARTE E DIÁLOGO DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO

Maxwell Alexandre e Moisés Patrício na sala de aula

  • Marcelino Euzebio Rodrigues Colégio Pedro II
  • André Dias Pires Colégio Pedro II
Palavras-chave: arte/educação; decolonialidade; artistas afro-brasileiros.

Resumo

O texto apresenta duas experiências pedagógicas que buscam abordar o ensino de artes visuais a partir de uma perspectiva decolonial e inclusiva. Enfatiza a importância de desestabilizar as normas eurocêntricas por meio da arte, promovendo a reflexão crítica sobre o racismo e a representatividade identitária. Também destaca a necessidade de formação de professores que possam abordar questões decoloniais e incluir perspectivas não hegemônicas em suas práticas pedagógicas.  

Biografia do Autor

Marcelino Euzebio Rodrigues , Colégio Pedro II
Possui Doutorado em Educação, na linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História do ProPEd, UERJ. Mestrado em Educação pelo PPGEduc na linha Educação e Diversidades Étnico-Raciais da UFRRJ. Graduação em Educação Artística pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Professor de Artes Visuais EBTT e Professor no curso de pós graduação Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais do Colégio Pedro II. Desenvolve pesquisas nos campos das Artes Visuais e da afrodescendência em diálogo com as pedagogias decoloniais.  
André Dias Pires , Colégio Pedro II
Mestre em Educação, pela UERJ na linha de pesquisa Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas. Professor de Artes Visuais do Colégio Pedro II. Coordenador da equipe de Artes Visuais do Campus São Cristóvão II. Pesquisa aplicabilidades do currículo de artes e suas alternativas decoloniais.  
Publicado
2024-04-11
Como Citar
Euzebio Rodrigues, M., & Dias Pires , A. (2024). ARTE E DIÁLOGO DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO: Maxwell Alexandre e Moisés Patrício na sala de aula. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25208
Seção
Artigos