A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS

Diálogos entre Certeau e os métodos do espaço biográfico

  • Julio Cesar Floriano dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Raquel Quintina Pereira Bard Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sandra Novais Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Michel de Certeau; Narrativas; Identidade docente.

Resumo

Este artigo tem a intenção de provocar um diálogo entre os métodos do espaço biográfico e alguns conceitos e teorias de Certeau, no que se refere ao estudo da construção da identidade docente no cotidiano de suas práticas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, como resultados, apontamos que a identidade docente é produzida em uma história, pois os processos de formação são fontes para a produção de uma narrativa no presente, a qual, ao ser revisitada, contribui para uma ação transformadora e reflexiva. Concluímos que esse diálogo contribui para compreender a construção da identidade docente e as condições de reflexão e transformação de suas práticas.

Biografia do Autor

Julio Cesar Floriano dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestrando em Educação do Programa de pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Educação Especial: atendimento educacional especializado (UFMS) e Docência na Educação Infantil (UFMS), licenciado e bacharel em Educação Física (UFMS). Professor da educação básica na rede pública municipal de Campo Grande – MS. Participante do Grupo de Estudo e Pesquisas em Narrativas Formativas (Gepenaf). Tem interesse em estudos sobre identidade docente, educação infantil, educação física e pesquisa narrativa.
Raquel Quintina Pereira Bard, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Educação Infantil e Anos Inicias (FAVENI), licenciada em Pedagogia (UFG). Participante do Grupo de Estudo e Pesquisas em Narrativas Formativas (Gepenaf). Tem interesse em estudos sobre identidade docente, educação infantil, educação física e pesquisa
Sandra Novais Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutora em Educação (UFMS), mestra em Educação (UEMS), especialista em Alfabetização (IESF), Coordenação Pedagógica (UCDB) e Gestão Escolar (UNIASSELVI), licenciada em Pedagogia (UNIFIMES). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisas em Narrativas Formativas (Gepenaf). Tem interesse em estudos sobre alfabetização, educação infantil e pesquisa narrativa.  
Publicado
2024-04-11
Como Citar
Floriano dos Santos, J. C., Quintina Pereira Bard , R., & Novais Sousa, sandra. (2024). A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS: Diálogos entre Certeau e os métodos do espaço biográfico. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25249
Seção
Artigos