A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS

Diálogos entre Certeau e os métodos do espaço biográfico

  • Julio Cesar Floriano dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Raquel Quintina Pereira Bard Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sandra Novais Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Michel de Certeau; Narrativas; Identidade docente.

Resumo

Este artigo tem a intenção de provocar um diálogo entre os métodos do espaço biográfico e alguns conceitos e teorias de Certeau, no que se refere ao estudo da construção da identidade docente no cotidiano de suas práticas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, como resultados, apontamos que a identidade docente é produzida em uma história, pois os processos de formação são fontes para a produção de uma narrativa no presente, a qual, ao ser revisitada, contribui para uma ação transformadora e reflexiva. Concluímos que esse diálogo contribui para compreender a construção da identidade docente e as condições de reflexão e transformação de suas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Floriano dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestrando em Educação do Programa de pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Educação Especial: atendimento educacional especializado (UFMS) e Docência na Educação Infantil (UFMS), licenciado e bacharel em Educação Física (UFMS). Professor da educação básica na rede pública municipal de Campo Grande – MS. Participante do Grupo de Estudo e Pesquisas em Narrativas Formativas (Gepenaf). Tem interesse em estudos sobre identidade docente, educação infantil, educação física e pesquisa narrativa.
Raquel Quintina Pereira Bard, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Educação Infantil e Anos Inicias (FAVENI), licenciada em Pedagogia (UFG). Participante do Grupo de Estudo e Pesquisas em Narrativas Formativas (Gepenaf). Tem interesse em estudos sobre identidade docente, educação infantil, educação física e pesquisa
Sandra Novais Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutora em Educação (UFMS), mestra em Educação (UEMS), especialista em Alfabetização (IESF), Coordenação Pedagógica (UCDB) e Gestão Escolar (UNIASSELVI), licenciada em Pedagogia (UNIFIMES). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisas em Narrativas Formativas (Gepenaf). Tem interesse em estudos sobre alfabetização, educação infantil e pesquisa narrativa.  
Publicado
2024-04-11
Como Citar
Floriano dos Santos, J. C., Quintina Pereira Bard , R., & Novais Sousa, sandra. (2024). A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS: Diálogos entre Certeau e os métodos do espaço biográfico. Cadernos De Educação, (68). https://doi.org/10.15210/caduc.vi68.25249
Seção
Artigos