A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS
Diálogos entre Certeau e os métodos do espaço biográfico
Palavras-chave:
Michel de Certeau; Narrativas; Identidade docente.
Resumo
Este artigo tem a intenção de provocar um diálogo entre os métodos do espaço biográfico e alguns conceitos e teorias de Certeau, no que se refere ao estudo da construção da identidade docente no cotidiano de suas práticas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, como resultados, apontamos que a identidade docente é produzida em uma história, pois os processos de formação são fontes para a produção de uma narrativa no presente, a qual, ao ser revisitada, contribui para uma ação transformadora e reflexiva. Concluímos que esse diálogo contribui para compreender a construção da identidade docente e as condições de reflexão e transformação de suas práticas.
Publicado
2024-04-11
Como Citar
Floriano dos Santos, J. C., Quintina Pereira Bard , R., & Novais Sousa, sandra. (2024). A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS: Diálogos entre Certeau e os métodos do espaço biográfico. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25249
Edição
Seção
Artigos