CRIANÇAS, DIREITOS E INFÂNCIA(S)
as especificidades da pré-escola em escolas municipais de Curitiba
Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, de abordagem qualitativa, que teve como propósito compreender como a pré-escola assegura ou não as especificidades da Educação Infantil em escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba-PR, ao compartilhar a escola com o Ensino Fundamental. Explora-se as categorias crianças, direitos e infância(s) para discutir as especificidades da pré-escola presente nos documentos normativos e orientadores das escolas, nos planejamentos e registros de atividades propostas pelas professoras. Afirma-se o entendimento das crianças como sujeitos sociais e históricos, cidadãs e produtoras de cultura.Referências
ABRAMOWICZ, Anete; MORUZZI, Andrea Braga. Infância na contemporaneidade: questões para os estudos sociológicos da infância, Crítica Educativa, Sorocaba, v. 2, n. 2, p. 25-37, jul./dez. 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. 281p.
BRASIL. Conselho Nacional da Educação. Câmara da Educação Básica. Parecer CNE/CEB n.º 20/2009. Revisão das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, 2009.
CAMPOS, Maria Malta; ROSEMBERG, Fúlvia. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC, SEB, 2009. 44p.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. pp. 295-316.
CORRÊA, Bianca Cristina. Considerações sobre qualidade na educação infantil, Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 119, p.85-112, jul. 2003.
CORSARO, William. O estudo sociológico da infância. In: CORSARO, William. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011. pp. 13-72.
CURITIBA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Currículo da Educação Infantil: Diálogos com a BNCC. Curitiba, 2020. s.p.
KRAMER, Sonia. A infância e sua singularidade. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de crianças de seis anos de idade. Brasília, DF: MEC, 2007. pp.13-24.
KRAMER, Sonia. Infância e Educação: o necessário caminho de trabalhar contra a barbárie. In: KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel; NUNES, Maria Fernanda; GUIMARÃES, Daniela (org.). Infância e Educação Infantil. Campinas: Papirus, 1999. pp. 269-280.
MAYALL, Berry. The sociology of childhood in relation to children’s rights, The International Journal of Children’s Rights, n.8, p.243-259, 2000.
MORO, Catarina. Avaliação de contexto e políticas públicas para a educação infantil, Laplage em Revista, Sorocaba, v. 3, n. 1, p.43-55, 2017.
NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso. Sociologia da infância e educação infantil: algumas considerações sobre a aproximação entre essas duas áreas na pesquisa sobre a pequena infância, Horizontes, v. 27, n. 2, p. 31-36, jul./dez. 2009.
PROUT, Alan; JAMES, Allison. A New Paradigma for the Sociology of Childhood? Provenance, promise and problems. In: JAMES, Alisson; PROUT, Alan. Constructing and Reconstructing Childhood. 2.ed. London and New York: Routledge, 2010. pp. 1-33.
QVORTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural, Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.2, p.631-643, maio/ago. 2010.
ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pedagogia e a educação infantil, Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 16, p. 27-34, jan./2001.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Estudos da infância e sociedade contemporânea: desafios conceptuais, O Social em Questão, Rio de Janeiro, ano XX, n. 21, p. 15-30, 2009.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância, Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago. 2005.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da Infância: Correntes e Confluências. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de (org.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. pp. 17-39.
SCHÜHLI, Monica Boscardin. “Ei, e a Educação Infantil? Nós também estamos aqui”: as especificidades da pré-escola em escolas municipais de Curitiba. 2023. 193f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
TAPOROSKY, Barbara Cristina Hanauer; SILVEIRA, Adriana Aparecida Dragone. A qualidade da Educação Infantil nos documentos orientadores do MEC e normas legais, Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 24, n. 45, p. 312-336, jan./jun, 2022.
VALÉRIO, Camile Pazda Fagundes. Participação social das crianças nos espaços públicos das cidades: um estudo a partir da proposta do projeto “Cidade das Crianças” de Francesco Tonucci. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, 2022.
VALÉRIO, Camile Pazda Fagundes; MORO, Catarina. Sobre direitos participativos: tensionamentos à “Convenção sobre os Direitos das Crianças”. In: LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida; CAMPO, Kátia Patrício Benevides. (org.). O que as pesquisas com e sobre crianças podem nos dizer em tempos de crise? 1.ed. João Pessoa: EDUEPB, 2022. pp. 121-138.