CRIANÇAS, DIREITOS E INFÂNCIA(S)

as especificidades da pré-escola em escolas municipais de Curitiba

  • Monica Boscardin Schühli Secretaria Municipal de Educação de Curitiba
  • Catarina Moro Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Educação infantil, pré-escola, infância(s), direitos das crianças

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, de abordagem qualitativa, que teve como propósito compreender como a pré-escola assegura ou não as especificidades da Educação Infantil em escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba-PR, ao compartilhar a escola com o Ensino Fundamental. Explora-se as categorias crianças, direitos e infância(s) para discutir as especificidades da pré-escola presente nos documentos normativos e orientadores das escolas, nos planejamentos e registros de atividades propostas pelas professoras. Afirma-se o entendimento das crianças como sujeitos sociais e históricos, cidadãs e produtoras de cultura.

Biografia do Autor

Monica Boscardin Schühli, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba
Mestrado em Educação na Linha de Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Pedagogia nas Organizações pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX). Graduada em Pedagogia pela UFPR. Pedagoga e Professora da Rede Municipal de Ensino de Curitiba-PR.
Catarina Moro, Universidade Federal do Paraná
Pós-doutorado na Università degli Studi di Pavia (2016). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora associada da UFPR, no Departamento de Teoria e Prática de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação. É pesquisadora do NEPIE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil, da UFPR. Pesquisa os seguintes temas: práticas educativas para/com a pequena infância, avaliação de contexto e políticas públicas em educação infantil.

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Publicado
2024-06-07
Como Citar
Boscardin Schühli, M., & Moro, C. (2024). CRIANÇAS, DIREITOS E INFÂNCIA(S) : as especificidades da pré-escola em escolas municipais de Curitiba. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25254
Seção
Dossiê-Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis