OS BEBÊS E O MUNDO

modos de socializ(ação) e particip(ação) na creche

  • Rachel Freitas Pereira Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: Bebês, educação infantil, socialização

Resumo

O estudo parte de uma pesquisa que teve como objetivo compreender os processos de socializ(ação) e particip(ação) vividos por nove bebês, com quatro meses a um ano e meio de idade, e três educadoras em uma Escola de Educação Infantil do Rio Grande do Sul. O estudo está situado no campo dos Estudos da Infância, em um diálogo entre a Sociologia da Infância, a Sociologia à escala individual, de Bernard Lahire, e a Psicologia Cultural, de Barbara Rogoff. O termo socializ(ação) passou por um processo de recriação, no sentido que enfatiza a ação dos indivíduos sobre a estrutura. Processo, no qual tanto os bebês quanto os adultos se socializam.

Biografia do Autor

Rachel Freitas Pereira, Universidade Federal do Pampa
Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha Estudos sobre a infância, como bolsista Capes, com estágio doutoral na Universidade do Minho. Professora adjunta na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no curso de Pedagogia, Campus Jaguarão/RS. Integra o Grupo de Pesquisa Crianças, Infâncias e Culturas (UFPEL) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação da Infância (FURG).

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Publicado
2024-06-07
Como Citar
Freitas Pereira, R. (2024). OS BEBÊS E O MUNDO: modos de socializ(ação) e particip(ação) na creche. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25299
Seção
Dossiê-Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis