AS RELAÇOES COM A CIDADE

por onde (não) tem andado as crianças do Centro de Educação Infantil Nossa Senhora do Mont Serrat?

  • Ana Carolina de Araujo Ricardo Rede Municipal de ensino de Florianópolis
  • Adilson De Angelo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Débora Marina Picinato Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Infância, cidade, educação infantil

Resumo

O presente artigo buscou compreender a relação das crianças com a cidade a partir dos espaços que as crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Nossa Senhora do Mont Serrat frequentam na cidade de Florianópolis. Para a geração de dados foram utilizados desenhos produzidos pelas crianças e mapas vivenciais elaborados pelas professoras. Os resultados demonstraram que as crianças costumam frequentar, com as suas famílias e professoras, os espaços públicos próximos ao CEI, como parques e praças. O estudo destaca a importância das unidades educativas na ampliação do repertório cultural e da democratização do acesso a espaços públicos.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Araujo Ricardo, Rede Municipal de ensino de Florianópolis
Mestra em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora Auxiliar de Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Pesquisadora do Laboratório de Educação e Infância – LABOREI e do Coletivo Ciranda – Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas.
Adilson De Angelo, Universidade do Estado de Santa Catarina
Doutor em Educação pela Universidade do Porto, com estágio pós-doutoral na Universidade do Minho. Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Coordena o Laboratório de Educação e Infância – LABOREI e o Coletivo Ciranda – Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas.
Débora Marina Picinato, Universidade do Estado de Santa Catarina
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina – PPGE/UDESC. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Pesquisadora do Laboratório de Educação e Infância – LABOREI e do Coletivo Ciranda – Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas. 

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Publicado
2024-06-07
Como Citar
de Araujo Ricardo, A. C., De Angelo, A., & Marina Picinato, D. (2024). AS RELAÇOES COM A CIDADE: por onde (não) tem andado as crianças do Centro de Educação Infantil Nossa Senhora do Mont Serrat?. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25300
Seção
Dossiê-Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis