AS RELAÇOES COM A CIDADE
por onde (não) tem andado as crianças do Centro de Educação Infantil Nossa Senhora do Mont Serrat?
Resumo
O presente artigo buscou compreender a relação das crianças com a cidade a partir dos espaços que as crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Nossa Senhora do Mont Serrat frequentam na cidade de Florianópolis. Para a geração de dados foram utilizados desenhos produzidos pelas crianças e mapas vivenciais elaborados pelas professoras. Os resultados demonstraram que as crianças costumam frequentar, com as suas famílias e professoras, os espaços públicos próximos ao CEI, como parques e praças. O estudo destaca a importância das unidades educativas na ampliação do repertório cultural e da democratização do acesso a espaços públicos.Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2021. 281p.
BARROS, Manoel. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003.
CHAWLA, Louise. Childhood Place Attachments. In: ALTMAN, Irwin; LOW, Setha M. (Ed.). Place attachment. Springer Science & Business Media, 1992. pp.63-86.
DA SILVA, Rodrigo Manoel Dias; SILVA, Denise Madeira de Castro e. Cidade, infância e escolarização: um ensaio analítico, Revista Contrapontos, v. 18, n. 1, pp.88-101, 2018.
DUARTE, Fabiana. Educação das crianças na escola de samba: um estudo a partir das relações socioculturais na infância. 2020. 322f. Tese (Doutorado em Educação), Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2020.
GENEROSO, Évelin. Shopping Center: espaço de sociabilidade, espaço de contradições. In: 12º ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA (EGAL), Montevideo, 2009.
KUHLMANN JR, Moysés; FERNANDES, Fabiana Silva. Infância: construção social e histórica. In: VAZ, Alexandre Fernandez; MONN, Caroline Machado. Educação infantil e sociedade. Questões contemporâneas. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012. pp.21-38.
LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. 5.ed. São Paulo: Centauro, 2008.146p.
MAIA, Cauane Gabriel Azevedo. O morro feminino é negro: Uma análise interseccional sobre vozes negras em Florianópolis-SC, Humanidades & Inovação, v. 6, n. 16, p.44-57, 2019.
MIN, Byungho; LEE, Jongmin. Children's neighborhood place as a psychological and behavioral domain, Journal of environmental psychology, v. 26, n. 1, p.51-71, 2006.
MIRANDA, Mogar Damasceno. Territórios naturais e as infâncias: possibilidades, vivências e aprendizagens. In: DAMASCENO, Mônica Maria Siqueira (org.). Relação sociedade-natureza, saúde e educação: reflexões interdisciplinares. Crato: Quipá Editora, 2020. pp.92-112.
MOREIRA LOPES, Jader Janer; FERNANDES, Maria Lidia Bueno. A criança e a cidade: contribuições da Geografia da Infância, Educação, v.41, n.2, p.202-211, 2018.
MOREIRA LOPES, Jader Janer; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. Mapas vivenciais e espacialização da vida, Porto das Letras, v. 9, n. 1, p. 321-335, 2023.
NASCIMENTO, Nayana Brettas. A cidade (re)criada pelo imaginário e cultura lúdica das crianças: Um estudo em sociologia da infância. 2009. 203f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança), Instituto de Estudos da Criança. Universidade do Minho, Portugal, 2009.
QVORTRUP, Jens. A dialética entre a proteção e a participação, Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 11-30, 2015.
SANTOS, Milton. O dinheiro e o território. In: BECKER, Bertha; SANTOS, Milton (org.). Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2007. 416p.
SARMENTO, Manuel Jacinto. A infância e o trabalho: a (re)construção social dos ‘ofícios de crianças’, Revista Fórum Sociológico, Lisboa, Portugal, v. 3/4, p.33-48, 2000.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As Culturas da Infância nas Encruzilhadas da Segunda Modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Edições Asa, 2004. pp.9-34.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância contemporânea e educação infantil: uma perspectiva a partir dos direitos da criança. In: SALMAZE, Maria Aparecida; ALMEIDA, Ordália Alves (orgs.). Primeira Infância no Século XXI: direito das crianças de viver, brincar, explorar e conhecer o mundo. Campo Grande: Editora Oeste/OMEP Brasil, 2013. pp.131-148.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Para uma agenda da educação da infância em tempo integral assente nos direitos da criança. ARAÚJO, Vânia Carvalho de (org.). Educação Infantil em Jornada de Tempo Integral: dilemas e perspectivas. Vitória: EDUFES, 2015a. pp. 61-89.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Educação Infantil em tempo integral e bem-estar da criança como princípio de justiça, Cadernos de Pesquisa em Educação, PPGE/UFES, Vitória, v.19, n.42, p.29-44, jul./dez. 2015b.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância e cidade: restrições e possibilidades, Educação, Porto Alegre, v.41, n.2, p. 232-240, maio/ago. 2018.
TONUCCI, Francesco. Quando as crianças dizem: agora chega? Porto Alegre: Artmed, 2005. 244p.
TOSI, Lamia Jorge Saadi; AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade, Revista Aurora, [S. l.], v.8, n.01, p.139-144, 2015.
ZEIHER, Helga. Shaping daily life in urban environments. In: CHRISTENSEN, Pia; O’BRIEN, Margaret (ed.). Children in the city: home, neighborhood and community. London: Routledge Falmer, 2003. 232p.
ZILIOTTO, Denise M. O consumidor: objeto da cultura. Petrópolis: Vozes, 2003. 168p.