Documentação Pedagógica e Mini-Histórias na Educação Infantil:

visibilizando as aprendizagens e as culturas infantis

Palavras-chave: Educação Infantil, documentação pedagógica, mini-histórias

Resumo

O trabalho apresentado tem por objetivo narrar a experiência de ação formativa e educativa, no que tange ao ensino, à pesquisa e à extensão coordenadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), dando ênfase aos desdobramentos da formação continuada de professores em contexto envolvendo a apropriação e a utilidade da documentação pedagógica e das mini-histórias para a prática educativa cotidiana da educação infantil. Como resultados, observamos que tais instrumentos consolidaram-se na dinâmica educativa como registro e forma de avaliar visibilizando as aprendizagens infantis para a família e a comunidade escolar.

Biografia do Autor

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia. Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil (GEPPEI).

Marlei Mitura, Rede Pública Municipal de Cruz Machado-PR

Pedagoga. Especialista em Educação Infantil, Educação Inclusiva e Gestão Escolar. Professora da Rede Pública Municipal de Cruz Machado-PR. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE).

Míriam de Fátima Roza, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí

Mestre pelo Programa de Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil: estudos sobre a infância e práticas pedagógicas (GEPPEI/UNICENTRO/I).

Referências

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Publicado
2025-10-21
Como Citar
Tavares Ujiie, N., Mitura, M., & de Fátima Roza, M. (2025). Documentação Pedagógica e Mini-Histórias na Educação Infantil: : visibilizando as aprendizagens e as culturas infantis. Cadernos De Educação, (69). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25313
Seção
Artigos

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