É NO VALE QUE A GENTE SE ENCONTRA

CAMINHOS TRILHADOS NO POR COLETIVOS LGBTQIAPN+ NO MARANHÃO E EM RONDÔNIA

  • Valdenia Guimarães e Silva Menegon SEDUC-MA
  • Sâmia Valéria Nascimento de Oliveira Universidade Federal de Rondônia
  • Geyciele Quézia Silva Dourado Universidade Federal de Rondônia
Palavras-chave: Coletivos LGBTQIAPN ; Ciberativismo; Análise do discurso.

Resumo

Os coletivos LGBTQIAPN+ reúnem pessoas que fogem aos padrões hegemônicos de orientação sexual e de gênero. Esses movimentos combatem a invisibilidade e as violências. O artigo utiliza a pesquisa documental e análise dos discursos vinculados às redes sociais da Associação de Gays, Lésbicas e Profissionais do Sexo – AGLEPS de Caxias/MA e do Coletivo LGBTQIAPN+ Somar de Porto Velho/RO. Objetivou-se analisar a estruturação desses movimentos, nos espaços físicos e cibernéticos. O trabalho indicou que os grupos, em sua organização, ainda enfrentam dificuldades de atuação, sendo também lugares de acolhimento e segurança para os integrantes.

Biografia do Autor

Geyciele Quézia Silva Dourado, Universidade Federal de Rondônia
Acadêmica de Serviço Social do UniFacema; presidenta do Instituto Valdenia Menegon; Pesquisadora em Produtividade do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde/UNIR; temas de interesse: raça, racismo, diversidades, mulherismo africana.
Publicado
2024-02-15
Como Citar
Guimarães e Silva Menegon, V., Nascimento de Oliveira, S. V., & Quézia Silva Dourado, G. (2024). É NO VALE QUE A GENTE SE ENCONTRA: CAMINHOS TRILHADOS NO POR COLETIVOS LGBTQIAPN+ NO MARANHÃO E EM RONDÔNIA. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.25718
Seção
Dossiê Temático:" Tudo que nóiz tem é nóiz"